TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

HSBC Espiona Fuincionários

Projeto de pesquisa: HSBC Espiona Fuincionários. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.074 Palavras (5 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ................................................................................................... 3

2.0 DESENVOLVIMENTO....................................................................................... 4

2.1 MOTIVO.............................................................................................................5

2.2 CONDENAÇÃO..................................................................................................5

2.3 ESCLARECIMENTO...........................................................................................5

3.0 EXEMPLOS DE DEMONSTRAÇÃO................................................................. 6

3.1 IMAGEM 01.........................................................................................................6

3.2 IMAGEM 02.........................................................................................................7

4.0 EM RECURSOS HUMANOS...............................................................................8

5.0 CONCLUSÃO .....................................................................................................9

6.0 REFERÊNCIAS ..................................................................................................10

1 INTRODUÇÃO

Segundo pesquisas de Revistas, jornais meios da mídia, entre os anos de 1999 e 2003, houve uma certa falta de ética do banco HSBC aos seus funcionário na qual decorreu de ação civil pública ajuizada. A decisão dada pelo juiz Felipe Calvet, da 8° vara do trabalho de Curitiba, foi divulgada pelo ministério público do Trabalho do Paraná, no qual recebeu a denúncia da Federação dos Trabalhadores em Empresas de Créditos do Estado do Paraná e do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Curitiba e Região no qual condenou a entidade financeira por espionagem aos seus colaboradores tendo em vista multa de R$ 67,5 milhões de indenização aos mesmos.

2.0 DESENVOLVIMENTO

De acordo com o ministério público do trabalho, os funcionários do banco eram seguidos e abordados com disfarces, como de pesquisador e entregador de flores, que mexiam nos lixos e entravam na casa dos funcionários filmando e fotografando a sua privacidade, obtendo informações de saída e de volta de cada ínvido a sua residência, meio de se locomover, modo de vestimenta e informações sobre pessoas mais próximas, todos os itens citados constam no dossiê investigativo.

As informações coletadas incluíam também antecedentes criminais, ajuizamento de ações trabalhistas pelos funcionários licenciados, participação em sociedades empresariais e até listas de bens, como carros.

Foram exatas doze testemunhas que confirmaram ao Ministério Público sobre a própria rotina que foi exposta. Porém, de acordo com o MPT-PR (Ministério Público do Trabalho do Paraná), as testemunhas afirmaram não saber da existência da invasão da vida privada.

Documentos que comprovam que a instituição financeira contratou uma empresa para realizar as investigações pessoais dos colaboradores. A empresa investigou a privacidade de vários estados brasileiros.

2.1 MOTIVO

A instituição teve como objetivo ao contratar detetives, identificar se algum dos 152 licenciados nos quatro anos de investigação estaria praticando algum tipo de fraude, usando o período de licença médica para desenvolver alguma outra atividade profissional.

2.2 CONDENAÇÃO

Além do pagamento da indenização, o HSBC foi condenado a não mais realizar investigações particulares ou qualquer outro ato que viole o lar, a intimidade ou a vida privada de seus empregados ou trabalhadores terceirizados, sob pena de pagamento de multa no valor de R$1 milhão por empregado investigado. Os trabalhadores investigados ainda podem entrar com ação na justiça do trabalho para obter indenização por dano moral individual. (Fonte: CBN Foz com informações da MPT)

2.3 ESCLARECIMENTO

Em nota, o HSBC informou que, como a decisão é de primeira instância e sujeita a recursos, o banco não comentará o caso.

3.0 EXEMPLOS DE DEMONSTRAÇÃO

3.1 Imagem 1

Fonte: da pesquisa (2003)

É importante destacar princípios constitucionais, o valor social do trabalho e da livre de forma a se tornar imprescindível delimitar-se o alcance jurídico efetivo de tais princípios e a possibilidade de sua aplicação com força normativa, o que resultaria em verdadeiro reexame de todas as normas que regem as relações de trabalho. Os empregados têm direito à proteção de sua privacidade e intimidade no ambiente de trabalho, já que são acima de tudo cidadãos antes de trabalhadores.

3.2 IMAGEM 2

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com