TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Memorial Descritivo Redesign de Embalagens

Por:   •  21/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  1.351 Palavras (6 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE – UFS DEPARTAMENTO DE ARTES VISUAIS E DESIGN GRÁFICO – DAVD

DISCENTES: LARYSSA MOTA SANTOS SILVA MAYLA EMANUELLE PACHECO

MEMORIAL DESCRITIVO

(ABORDAGEM SEMIÓTICA DO REDESIGN DA EMBALAGEM DO PRODUTO PIMENTA CALABRESA DA MARCA KITANO)

Trabalho apresentado para obtenção da segunda nota da disciplina Design e Ciência E, ministrada pelo docente Luís Américo Bonfim.

27 de setembro de 2018, São Cristovão – SE.

PRESENTAÇÃO E PROBLEMATIZAÇÃO

O presente Memorial Descritivo tem por objetivo fazer uma abordagem semiótica e apresentar o processo de construção do sentido a partir do redesign de embalagem do produto pimenta calabresa da marca Kitano. Este redesign foi proposto pelo ex-docente Rogério Torres como avaliação da disciplina DESIGN E CIÊNCIA B (Design de Embalagens) do curso de Design Gráfico da Universidade de Sergipe, e foi escolhido para ser apresentado como desenvolvimento do sistema visual eficiente a disciplina de Semiótica por já está pronto para ser analisado com base nas tricotomias de Peirce.

SOBRE O PRODUTO

  • Categoria:

A Pimenta Calabresa é um dos produtos da marca Kitano e é categorizada como condimento alimentício, também podendo ser subclassificada como tempero ou especiaria. Na marca, esse produto é categorizado pela cor marrom que especifica as pimentas.

  • Tipologia, matéria prima e uso da embalagem.

A matéria prima utilizada na embalagem da pimenta calabresa da marca Kitano, é o Plástico (polímero), mais especificamente o Polietileno. Ela é produzida com o filme de polietileno que é o material mais utilizado para empacotar produtos alimentícios secos. Seu material plástico é transparente, tem como característica principal a densidade que pode apresentar-se em maior ou menor. As características químicas deste polímero não se diferem significativamente, mas suas características físico-mecânicas são distintas.

A embalagem ao qual o produto está guardado é denominada Flow Pack. Ela é formada ao mesmo tempo em que o produto está sendo embalado, quando o equipamento recebe o produto sobre o material (filme de polietileno), este último é

dobrado e selado formando e fechando o tubo. Quanto ao uso da embalagem é considerado primário, pois está em contato direto com o produto.

  • Cores institucionais e referenciais.

As cores institucionais da marca são o amarelo, o vermelho e o branco, que estão presentes e compõem a sua logo. A Kitano desenvolveu um conceito para as embalagens de sua linha de temperos naturais, visando melhor organização nas gôndolas e facilitar a busca do consumidor pelo item que precisa. Ela criou um sistema de cores para representar os cincos segmentos dos produtos, para as ervas foi utilizado o verde, nas especiarias o vermelho, nos temperos de uso culinário o azul, na mistura de temperos o roxo e no caso da embalagem utilizada como foco do relatório a cor escolhida é o marrom para a categoria das pimentas.

Pode-se perceber pelas imagens abaixo que as cores referenciais escolhidas por outras marcas, concorrentes a Kitano, para o produto pimenta calabresa variam mais do vermelho até o próprio marrom, escolhido pela marca. Estando o amarelo mais presente nas embalagens desse tipo de produto.[pic 1]

[pic 2]

  • Linguagem da representação gráfica, narrativa e tipografia da embalagem.

A embalagem em si é um flat design. Na sua parte frontal apresenta a logo da marca vetorizada, com tipografia sem serifa e em itálico, escrita em caixa alta na cor branca mais fácil de ler sobre o plano vermelho e um vetor remetendo a uma coroa de temperos que representa a tradição em especiarias que a marca tem. Há um maior destaque para o nome do item que também tem uma tipografia sem serifa, porém simples, escrita em caixa alta na cor marrom. Dispõe uma foto ilustrativa do item (pimenta calabresa) que compõe o tempero, a janela que permite uma visualização de frente e verso presente mais abaixo mostra parte da pimenta calabresa desidratada e em flocos como textura. Traz também o selo vetorizado de “Nº 1 – Marca líder em especiarias no Brasil” reforçando sua liderança e qualidade nesse segmento, além da grama do tempero em uma tipografia que remete ao manuscrito. Já a parte de trás da embalagem, para estimular a experimentação do item traz a origem do produto, dicas de uso e sugestões de receitas no link de acesso do site. Essas informações estão escritas em tipografia cursiva em caixa alta e baixa, variando entre as cores marrom, amarelo e vermelho. A tipografia da embalagem é predominante bold e semi bold e todas essas composições da embalagem estão dispostas em um fundo contrastante de cores amarelo e marrom, sendo o marrom a cor utilizada para a categoria de pimentas da marca e a cor que nos traz a sensação do sabor das carnes e alimentos ao qual esse produto servirá de tempero.

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5][pic 6]

DESENVOLVIMENTO DE ALTERNATIVAS CONCEITUAIS E VISUAIS

[pic 7][pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

SOLUÇÃO E APRESENTAÇÃO DOS FUNDAMENTOS SEMIÓTICOS

Para o novo layout foi usado do skeumorfismo que ao contrário do flat design traz um pouco de realidade com o uso da luz e sombra. Preenchimento gradiente. Foi preservada a janela transparente que dá a vantagem de mostrar mais informação do produto, enriquecendo a experiência visual do cliente quanto ao conteúdo e qualidade do produto que estão comprando. O formato da embalagem foi trocado da flow pack para a Stand-up pouch que atende várias da preferências do consumidor, tais como facilidade de transporte, manuseio, abertura ou a maior chance de reciclagem. As embalagens SUP permitem adicionar informação suficiente sobre o produto em questão e em vários pontos podem ser trabalhados como formato, material, decoração, e funções especiais que irão diferenciar seu produto dos concorrentes. As cores foram preservadas já que é algo padronizado da empresa e tem todo um contexto por trás delas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com