TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de Monografia a ser Seguido

Por:   •  29/9/2021  •  Monografia  •  5.911 Palavras (24 Páginas)  •  897 Visualizações

Página 1 de 24

universidade do norte do paranÁ

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

PONTA GROSSA

2021


ERIC GARCIA DOS SANTOS[pic 5]

[pic 6]

energia eletrica a partir das placas fotovoltaicas: uma opcao a ser pensada

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Elétrica da Instituição Universidade do Norte do Paraná

Orientador: Professor Msc. Pedro José


PONTA GROSSA

2021

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

1.1 O PROBLEMA        6

2 OBJETIVOS        6

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        6

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        7

3 JUSTIFICATIVA        8

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        9

5 METODOLOGIA        16

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        17

REFERÊNCIAS        19

No sumário, os títulos são colocados em negrito e em CAIXA ALTA (todas as letras em maiúsculo), enquanto os subtítulos permanecem em CAIXA ALTA, contudo, sem destaque de negrito.

Importante: encaminhe um trabalho limpo, enviando apenas o que a atividade solicita. Lembre-se de atualizar o número das páginas do sumário antes de submeter sua atividade para avaliação, conforme mostra a Figura 1. 

Figura 1 - Atualização do Sumário

 (Centralizado na figura – Fonte: Arial - tamanho 12)[pic 7]

                Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

       Alinhado à esquerda da figura – Fonte: Arial - Tamanho 10- Palavra Fonte em Negrito

1 INTRODUÇÃO

Todo o texto com fundo amarelo é explicativo, e ele deve ser apagado depois de lidas as considerações de cada item.  

A introdução deve ter de 3 a 4 parágrafos bem elaborados descrevendo de maneira geral seu tema. Não faça parágrafos com uma frase apenas, eles devem ter pelo menos 4 ou 5 linhas. Frases soltas também devem ser evitadas.

A formatação do seu trabalho deve ser fonte Arial 12, recuo da primeira linha em 1,25, alinhamento justificado (Ctrl+J), espaçamento de linha (Espaçamento Entrelinhas) em 1,5, conforme indicado na Figura 2. Devem ser feitos sem negrito, sem itálico e sem sublinhado. Caso queira ressaltar apenas algum trecho, utilize sublinhado e/ou negrito. Utilizamos o itálico apenas em termos apresentados em língua estrangeira e nas expressões “In”, “et al” e “[S.I.]”, conforme normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). A paginação (números das páginas), só deve aparecer a partir da Introdução, seguindo o presente modelo.

Figura 2 – Normas de formatação para o corpo do texto.

(Centralizado na figura – Fonte: Arial - tamanho 12)

[pic 8]

                                Fonte: Associação Brasileira de Normas Técnicas.

                                (Alinhado à esquerda da figura – Fonte: Tamanho 10)

Nesta etapa do projeto, você está propondo à sua faculdade a pesquisa que deseja realizar no seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tenha sempre isso em mente quando estiver escrevendo, e lembre-se que o texto precisa ser claro e objetivo. O trabalho não deve ser redigido em primeira pessoa, assim, escreva-o de forma impessoal, sempre em 3ª pessoa. Por exemplo: Entende-se que, Analisa-se, Compreende-se.

Na introdução você deve fazer uma contextualização do tema e a apresentação do seu projeto. Explique brevemente do que trata a proposta da pesquisa. Para deixar o seu texto mais conciso, sugere-se que evite citações na introdução, para saber mais sobre os tipos de citações, veja o tópico Fundamentação teórica.   Sempre que utilizar citações em seu trabalho (diretas ou indiretas) elas devem estar de acordo com as Normas da ABNT.

Caso tenha dúvidas na utilização das normas da ABNT, verifique o seu material de apoio (livro didático e manuais), disponível na aba Apresentação dentro da disciplina. Lembre-se que o tutor está disponível para auxiliá-lo nas eventuais dúvidas que surgirem.

Lembre-se que o seu Projeto de Pesquisa será submetido para avaliação da sua instituição e, se aceito (aprovado), você realizará a pesquisa propriamente dita no momento de elaborar o TCC, ou seja, a sua Monografia. É essencial que você leia o “manual do aluno” para que compreenda cada etapa da realização de seu trabalho e as atividades previstas. Cada atividade entregue deve conter todos os itens que foram desenvolvidos nas atividades anteriores.

ATENÇÃO: A introdução deve ser escrita com as suas próprias palavras e nunca deve ser copiada de obra com tema semelhante. Assim, construa o seu projeto de forma autoral, embasando-se, direcionando-o para o método de revisão bibliográfica e atentando às normas da ABNT e de redação científica. 

Conforme previsto no Manual, os documentos devem estar no formato .doc ou .docx editáveis, utilizados pelos principais editores de texto, como o Word. Fique atento à forma correta de nomeação do seu arquivo de acordo com a etapa de desenvolvimento de cada atividade (SEU_NOME_ATIVIDADE?), exemplo: FULANO_DE_TAL_ATIVIDADE3. Arquivos que não estejam em consonância com as diretrizes expostas, correrão o risco de serem invalidados!

1.1 O PROBLEMA

É viável a implementação do sistema solar em residência ?

.

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Descrever a viabilidade da implementação do sistema solar em residência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41.1 Kb)   pdf (458.9 Kb)   docx (318.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com