TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Modelo de curriculo

Por:   •  13/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.933 Palavras (20 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 20

[pic 1]

GUARANI      
                      Revivendo o passado,

                             Aceitando o presente,
                                  Planejando o futuro.  

   

GUARANI      
                      Revivendo o passado,

                             Aceitando o presente,
                                  Planejando o futuro.  



Francielle Salgado de Abreu
Mariele Barreto Costa Lyrio
Pedro Henrique Campos Lemos

              Este livro é dedicado ao passado, presente e futuro de todos nós. A memória de todos os moradores do bairro guarani cuja a alegria de viver um lugar rodeado de pessoas hospitaleiras e de bom coração.

           Ao presente, que impõe desafios e compromisso éticos e políticos, rumo a superação das diversas exclusões que ainda marca a vida da gente simples do lugar.

             Ao futuro, para as futuras gerações um bairro melhor para se viver.

[pic 2]

Agradecimentos


          Agradecemos á todos os envolvidos nesse grande projeto literário, especialmente ao querido professor de Língua Portuguesa Hendrick, que nós ajudou a idealizar a historia, aos nossos entrevistados, que colaboram com importantes informações, a Sociedade Comunitária do Bairro Guarani ''SCOBAG'',tendo como secretaria Maria Lucia da silva que nos ajudou contando um pouco da historia vivida no bairro, ao morador Milton Nunes Moreira, a Sra. Maria Flor de Maio Figueiredo moradora mais antiga do bairro de acordo com o nosso arquivo,a Sra. Maria de Abreu Parreiras, ao Sr. Agostinho Marta Freitas, e a todos que colaboram para o sucesso desse livro.

SOBRE OS AUTORES

[pic 3]Francielle Salgado de Abreu brasileira, mineira, belorizontina, nascida no Bairro Guarani vive com sua mãe e com sua irmã no bairro, dedicada aos estudos, adora ler livros,assistir filmes e ficar conectada na internet, cursando o nono ano do ensino fundamental. Junto com seus colegas de classe, ajudou a desenvolver um livro contanto a historia de seu bairro, recolhendo informações com os próprios moradores, dano vida ao projeto. 

[pic 4]Mariele Barreto Costa Lyrio brasileira, mineira, nasceu em Belo Horizonte em 1997, atualmente cursando o nono ano do ensino fundamental, também cursando o Dynstar 4 pré -intermediário em Língua Inglesa, pelo gosto da leitura e de redigir textos, teve a idéia de montar um livro recuperando a memória sobre o bairro Guarani onde vive com seus pais e seu irmão ,com os colegas de sala também autores do livro, em um trabalho literário de grande sucesso proposto pelo professor de Língua Portuguesa Hendrick Andrei. 


[pic 5]Pedro Henrique Campos Lemos natural de Belo Horizonte, cursando o nono ano do ensino fundamental, cursando também o pré - intermediário da língua inglesa, seus pais vivem no bairro guarani e incentivaram seu filho a escrever a historia do bairro junto com seus colegas de sala, uma pessoa muito observadora, critica e fácil de interagir em publico.

 





Sumário

DEDICATÓRIA                                    6
AGRADECIMENTOS                          8
SOBRE OS AUTORES                       9
APRESENTAÇÃO                             13
INTRODUÇÃO                                  14
POEMAS                                      15,16
REVIVENDO O PASSADO               17
ACEITANDO O PRESENTE             22
VIDA CULTURAL DO GUARANI      31
PLANEJANDO O FUTURO              33
DECLARAÇÃO                                 35
COMENTÁRIO                                  36



Apresentação

        A partir de uma pesquisa realizada pela nossa equipe de estudantes, conseguimos,um levantamento da história do bairro, através da colaboração de moradores, conhecidos e ate de nossos próprios familiares ,ajudando-nos com importantes informações.

Nós autores tendo em mente que as informações irão contribuir para a construção de um sentimento coletivo de recuperação da memória e de afirmação da identidade cultural do bairro Guarani.

       Em mérito aos importantes nomes, fundadores, moradores, que fundaram aqui suas casas, apenas o começo de todas nossas vida!

Introdução


        Neste livro vamos contar a historia do bairro guarani. Que aproximadamente a 50 anos surgiu na capital mineira na região norte com um grupo de pequenos moradores que povoaram a região.  
      Iremos recuperar as características urbanas e culturais, revivendo momentos de alegria e tristeza vivido pelos antigos moradores como, durante os períodos de chuva, os moradores sofriam com as enchentes, havia a falta de saneamanento básico, doenças contagiosas, que com o tempo e muita ''luta'',fizeram uma intensa mobilização dos moradores resultando em sucesso, a prefeitura da época de Belo Horizonte, foi investindo na estrutura da região, trazendo benefícios para todos.
      Escrevendo também sobre o presente vivido pelo Bairro Guarani , contando com está situação atualmente, a estrutura,e características ao todo. E também sobre o FUTURO , tendo em mente como queremos o melhor para o nosso bairro .






Belo Horizonte

Foi em Curral Del Rey numa planura, 
Que te ergueste, com fé e vivo ardor, 
Para ser em soberba,
Em soberba arquitetura, 
Metrópole de lidimo esplendor.
E cresceste na solida estrutura

Do progresso moderno empreendedor
E te alargaste tanto tem formosura, 
Que te tornaste um centro encantador. 
 Grande cidade mostras, nas infinitas 
Obras, templos, escolas, praça lindas 
O vigor do teu povo varonil; 
E quadras, nas montanhas cristalinas
Dentro do seio colossal de minas
A riqueza de Deus dada ao Brasil 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.2 Kb)   pdf (507.6 Kb)   docx (938.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com