TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Conceito legal de empresário

Por:   •  24/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  3.522 Palavras (15 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 15


Introdução______________________________________


Conceito legal de empresário________________________


Profissionalmente_________________________________


Atividade econômica_______________________________


Atividade organizada_______________________________


Condições para se tornar um empresário________________

Tipos de Sociedades existentes________________________


Formação de um nome empresarial______________________

Como obter CNPJ e registro do contrato social____________

Contrato Social___________________________________

Propriedade Industrial______________________________

Conclusão_________________________________________

Referência Bibliográfica_________________________________

Introdução

  O Presente Trabalho tem por objetivo desenvolver as etapas da ATPS (Atividades Práticas Supervisionadas) da disciplina de Direito Empresarial, nesta atividade iremos acompanhar todos os passos para abertura e regularização de uma empresa no Brasil, levantamos dados de fontes do SEBRAE.

  Vamos conhecer quais as obrigações e deveres legais dos empresários diante a constituição e os requisitos necessários para abertura e regularização da empresa.

  Identificamos o que o empresário deve saber sobre a área em que pretende atuar assim obtendo sucesso em seu ramo, e quais as atividades existentes que ainda não foram reconhecidas como empresaria segundo a legislação.

 
 

   

Termos e Expressões Constantes do Conceito Legal de Empresário Analisado no artigo 966 do Código Civil

Empresário é todo aquele que exerce profissionalmente suas atividades econômicas organizadas para a circulação de bens e serviços.

Profissionalmente: é aquele que envolve a Habitualidade, Pessoalidade, Monopólio das informações com atividades que deve ser exercida de forma habitual e pessoal.
Atividade econômica:  é quando gera lucratividade para a empresa.

Atividade organizada: é considerada uma atividade Organizada desde que o empresa conjuga os quatro fatores dentro de sua empresa: Capita, Mão de Obra, Tecnologia e Insumo para produção de bens ou serviços.

         Condições para se tornar um empresário

   Requisitos para exercer atividade empresarial no Brasil, teoricamente todo homem e capaz de assumir direitos e obrigações, porem para adquirir plena capacidade este devera cumprir os seguintes requisitos ser maior de 18 anos ou se menor este devera conseguir a emancipação através do casamento, pela concessão dos pais ou pelo exercício em emprego público efetivo, pela colação de grau em curso superior, pelo estabelecimento civil ou comercial, tendo a menor economia própria dessa maneira o menor estará apto a participar da sociedade comercial.

  Para um micro ou pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso que ela tenha registro na prefeitura onde é dado o alvará de funcionamento, junta comercial ou cartório onde a empresa é constituída com contrato social, Receita Federal onde o trabalhador tira o cadastro de pessoa Jurídica e na Previdência Social para a contribuição do INSS.     Dependendo da atividade, pode ser necessário o registro na entidade de classe, na secretaria de meio-ambiente e outros órgãos de fiscalização.

  O Registro legal de uma empresa  é tirado na junta comercial do estado ou no cartório de registro de Pessoa Jurídica. A partir desse registro, a empresa existe oficialmente, o que significa que ela possa começar a operar. Será entregue ao seu proprietário o NIRE (Número de identificação do Registro de Empresa), que é uma etiqueta ou um carimbo contendo um número que é fixado no ato constitutivo.

  Com o NIRE já é possível registrar a empresa como contribuinte, ou seja, obter o CNFJ. O registro do CNPJ é feito exclusivamente pela internet, no site da receita federal.

  Com o CNPJ cadastrado, é preciso ir á prefeitura ou administração regional para receber o alvará de funcionamento. O alvará é uma licença que permite o funcionamento do estabelecimento.

Qual é o conceito de empresário?

 Como podemos verificar no conceito trazido pelo novo código civil, empresário não é só aquele que produz ou circula mercadorias, mais também aquele que produz e circula serviços exemplo: mecânicos de automóveis, cabelereiros e lojistas etc.

Quem a legislação não considera empresário?

 Não é considerado um empresário quem exerce a profissão Intelectual de natureza científica literária ou artística, e as atividades rurais cuja constitua sua profissão.

Exemplo: Advogados e Médicos

Cinco Características do empresário

  • Capacidade Jurídica
  • Liderança
  • Registro
  • Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa
  • Regime jurídico regulador da insolvência

Quais são os pressupostos Fundamentais ao exercício de atividade empresarial?

  Segundo o disposto em lei, existem alguns pressupostos fundamentais entre eles ser maior de 18 anos, possuir capacidade mental para o discernimento necessário para cumprir com os atos civis, o que por causas duradouras não puderem exprimir a sua vontade, são submetidos a um curador devidamente nomeado para cumprir tal função.

O que é uma empresa?

Empresa é uma pessoa Jurídica que executa uma determinada atividade econômica organizada, de forma continua a fim de obter lucro.

O empresário é todo aquele que exerce sua atividade econômica organizada para a produção de bens e serviço, não é considerado um empresário quem exerce atividade intelectual como: advogado, artista e literária e médico exceto se ele exercer uma profissão pela empresa e o ruralista se ele quiser, porque ele pode ter registro na junta comercial e a cooperativa. O empresário é quem toma as decisões, ele pode ser tanto físico que emprega a sua empresa individual e não tem sócio, mas tem uma responsabilidade ilimitada com a empresa, o empresário jurídico, nascido da união de seus integrantes passa adquirir personalidade através dos registros, como podemos ver o empresário pode ser tanto uma pessoa natural como jurídica. De acordo com o código civil Brasileira o empresário tem que ser maior de 18 anos, caso tenha 16 anos ele terá que ser emancipado pelos seus pais , se no caso seus pais venham a falência o responsável deve ser um tutor representado por você, na ordem judicial. O empresário é todo aquele que exerce sua atividade econômica organizada para a produção de bens e serviço, não é considerado um empresário quem exerce atividade intelectual como: advogado, artista e literária e médico exceto se ele exercer uma profissão pela empresa e o ruralista se ele quiser, porque ele pode ter registro na junta comercial e a cooperativa. O empresário é quem toma as decisões,ele pode ser tanto física que emprega a sua empresa individual e não tem sócio mas tem uma responsabilidade ilimitada com a empresa, o empresário jurídica ,nascida da união de seus integrantes passa adquirir personalidade através dos registro, como podemos ver o empresário pode ser tanto uma pessoa natural como jurídica.De acordo com o código civil Brasileira o empresário tem que ser maior de 18 anos, caso tenha 16 anos ele terá que ser emancipado pelos seus pais , se no caso seus pais venham a falência o responsável deve ser um tutor representado por você, na ordem judicial. O empresário é todo aquele que exerce sua atividade econômica organizada para a produção de bens e serviço, não é considerado um empresário quem exerce atividade intelectual como: advogado, artista e literária e médico exceto se ele exercer uma profissão pela empresa e o ruralista se ele quiser, porque ele pode ter registro na junta comercial e a cooperativa. O empresário é quem toma as decisões,ele pode ser tanto física que emprega a sua empresa individual e não tem sócio mas tem uma responsabilidade ilimitada com a empresa, o empresário jurídica ,nascida da união de seus integrantes passa adquirir personalidade através dos registro, como podemos ver o empresário pode ser tanto uma pessoa natural como jurídica.De acordo com o código civil Brasileira o empresário tem que ser maior de 18 anos, caso tenha 16 anos ele terá que ser emancipado pelos seus pais , se no caso seus pais venham a falência o responsável deve ser um tutor representado por você, na ordem judicial.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (160.9 Kb)   docx (20 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com