TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Livro de Cicilia Peruzzo

Por:   •  27/5/2023  •  Artigo  •  1.141 Palavras (5 Páginas)  •  72 Visualizações

Página 1 de 5

CIDADE NATAL - GOLPE MILITAR

Estes são lugares muito especiais para a Délia, porque foi onde ela cresceu, brincou e desenvolveu os seus conhecimentos sociais.

Cresceu em Monte Maíz, província de Córdoba, uma cidade que não tem mais de 7.500 habitantes.

Estudou em Rosário, a terceira maior cidade do país.

Forçada a deixar seu país após o golpe militar,

Como sabemos, diversos países latino-americanos tiveram suas terras invadidas e colonizadas por países europeus, e com a Argentina aconteceu a mesma coisa. Desde a sua independência da Espanha em 1816, a Argentina enfrentou muitos golpes de estado e mudanças de governo.

A Argentina foi governada por militares várias vezes no decorrer de sua história, foi marcada por ditaduras violentas e instabilidades políticas. Durante esse tempo, houve repressão, violações aos direitos humanos e perseguição a opositores do regime. Muitas pessoas foram presas, torturadas e assassinadas sem julgamento justo.

A repressão e perseguição era tão grande, que só acelerou o processo de fuga de cérebros da Argentina, com milhares de pesquisadores e acadêmicos qualificados, deixando o país para trabalhar em outro, sendo também o caso de Délia.

Muitos estudiosos e intelectuais fugiram da Argentina durante a ditadura militar porque eles eram considerados uma ameaça ao regime autoritário. Os estudiosos e intelectuais eram frequentemente vistos como críticos do governo e da ideologia autoritária, e muitos deles foram presos, torturados e/ou mortos pelo regime.

Para evitar a perseguição e preservar sua liberdade de expressão, muitos desses indivíduos optaram por deixar o país. A fuga desses estudiosos e intelectuais teve um impacto significativo na vida cultural e acadêmica da Argentina, pois muitos eram líderes em suas áreas de atuação. Assim, podem ter existido muitas pesquisas incríveis que talvez não chegaram a público, por causa do abandono da pesquisa. Muitos desses indivíduos encontraram refúgio em outros países, onde continuaram suas pesquisas e trabalhos acadêmicos em segurança. 

Delia carrega uma frase consigo muito forte e poética sobre as incertezas:

“Tenho medo das incertezas que envolvem muitas coisas, pode ser tanto um personagem incerto quanto uma situação incerta, alguém que você não pode saber o que está fazendo, mas que tem uma decisão sobre sua vida”.

Isso resume muito bem o que aconteceu no seu país natal.

Carinho por sua cidade atual: Cidade do México

CARREIRA DE DELIA CROVI DRUETTA

Defende: A experiência profissional e acadêmica faz que suas pesquisas se voltem para a interrelação comunicação/educação. É uma entusiasta da escola como espaço de acesso e formação crítica para o uso das novas mídias.

Propõe: Integrar as novas tecnologias aos novos problemas de comunicação, ou seja, partindo dos problemas locais para os globais, a pesquisadora está empenhada em dar conta das desigualdades existentes neste campo de estudo a partir de um paradigma que inclui as novas tecnologias.

Delia formou-se em Jornalismo e Ciências da Informação pela Universidade Católica Argentina de Rosario em 1971;

Ela fez mestrado em Comunicação e Desenvolvimento pela Universidade Iberoamericana em 1981 e mestrado em Ciências da Comunicação pela Universidade Nacional Autônoma do México em 1991;

Em 1995, doutorou-se em Estudos Latino-Americanos pela UNAM;

Estudos para desenvolver o campo metodológico para uma melhor formação dos alunos no pensamento crítico

Por que a UNAM é tão importante?

No Brasil é muito difícil ouvirmos falar de outras universidades latino-americanas. A única coisa que sabemos é que a USP está entre as melhores do nosso lado do continente americano. O que muitos ignoram é que algumas universidades dos países da América Latina superam em muito a qualidade das universidades espanholas ou portuguesas. Esse é o caso da Universidade Nacional Autônoma do México. Estudar na UNAM tem muitas vantagens.

1. É uma das universidades mais antigas da América Latina

Um dos pontos mais interessantes da Universidade Nacional Autônoma do México é a sua tradição. Fundada em 1551, ela é uma das universidades mais antigas de toda a América. Para se ter uma ideia, Harvard, a universidade mais antiga dos EUA só foi criada em 1636.

3. Seu campus é um patrimônio da UNESCO, além da importância histórica, a UNAM também é um Patrimônio Mundial da Humanidade. A Cidade Universitária, localizada na Cidade do México, é uma das cinco universidades do mundo a receber este título da UNESCO.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.8 Kb)   pdf (73.8 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com