TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Dialetos Amazõnicos

Por:   •  1/1/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.408 Palavras (10 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

BRUNO ALEXANDRE BARROSO DA SILVA

DÉLCIO DA SILVA SOUZA

MAYLINE MENDES HORTÊNCIO

NÉLIDO ALVES DA COSTA

SAIMON ABADIAS DO NASCIMENTO

YGOR HENRIQUE DA SILVA BARROS

DIALETOS AMAZÔNICOS

[pic 3]

Porto Velho

2017


BRUNO ALEXANDRE BARROSO DA SILVA

DÉLCIO DA SILVA SOUZA

MAYLINE MENDES HORTÊNCIO

NÉLIDO ALVES DA COSTA

SAIMON ABADIAS DO NASCIMENTO

YGOR HENRIQUE DA SILVA BARROS

DIALETOS AMAZÔNICOS

Trabalho em grupo apresentado à Universidade da Amazônia de Porto Velho para obtenção de nota na disciplina de Comunicação e Expressão do Curso Superior em Tecnologia de Gestão Comercial e Logística.

Docente:

Prof. Aline Katter Flor

[pic 4]

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        7

2.        DIALETO, O QUE É ?        8

2.2        A IMPORTÂNCIA DO DIALETO PARA A SOCIEDADE        9

3.        AMAZOFONIA        10

4.        DIALETO DA SERRA AMAZÔNICA        11

5.        FORMAÇÃO SOCIOLINGUÍSTICA DOS POVOS AMAZÔNICOS        12

CONSIDERAÇÕES FINAIS        14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        15

[pic 5]

  1. INTRODUÇÃO

Devido ao difícil acesso e as diversas dificuldades logísticas da região norte, com o passar dos anos, os povos Amazônicos desenvolveram uma característica muito peculiar de comunicação e de falar a língua portuguesa que para os habitantes das demais regiões, e para os próprios nativos, consideram esse fenômeno como um fator importantíssimo para entender os aspectos sociais e culturais desses povos e o contexto histórico, e os dias atuais em que vivem. Segundo a divisão criada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a região norte é a maior região territorial do país, com a menor densidade demográfica, dotada com 3.869.638 km² portando os dois maiores Estados do Brasil que são eles Amazonas e Pará. Além desses possui também outros cinco estados: Acre, Amapá, Rondônia, Roraima e Tocantins.                                                 Os habitantes da Amazônia desde o inicio da colonização do século XVII dedicaram suas atividades ao mercantilismo e ao extrativismo inserindo em 1940 e 1910 o monopólio da borracha como principal agente econômico. Todo esse processo de colonização gerou mudanças relevantes como, por exemplo, a redução da população indígena, o aumento da identidade cabocla, a miscigenação entre brancos, índios e negros que formou o gentílico nortista.                                        O conjunto de fatores supracitados é considerado os mais importantes fatores que ajudaram a formar e construir a formação sociolinguística dos povos amazônicos, que encontramos nos dias presente, também conhecido como português brasileiro setentrional, que contribui, dessa forma, para a valorosa formação cultural e social do nosso país.

[pic 6]

  1. DIALETO, O QUE É ?

O Dialeto é uma linguagem, variante da linguagem primária de um determinado país, usado em algumas comunidades ou regiões. No Brasil há o dialeto caipira, um jeito de se comunicar próprio do interior de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás e Paraná que coincide com a Língua Portuguesa.

Tabela 01 – Mapa dos Dialetos Brasileiros

[pic 7]

  1. Caipira
  1. Costa Norte
  1. Baiano
  1. Fluminense
  1. Gaúcho
  1. Mineiro
  1. Nordestino
  1. Nortista
  1. Paulistano
  1.  Sertanejo
  1.  Sulista
  1.  Florianopolitano
  1.  Carioca
  1. Brasiliense
  1. Serra Amazônica
  1.  Recifense

                                                        Fonte:        Mota, 2003

Os dialetos, de forma geral, possui uma regra. Essa regra é o coletivo de normas que mantem o dialeto singular, impedindo, dessa forma, outras possíveis variantes linguísticas na comunidade. Após a inserção e institucionalização da língua em um determinado país (conforme sua legislação e normas como gramática normativa e a ortografia) tende-se a selecionar um dos seus dialetos como norma padrão. Por exemplo, a regra padrão para a língua castelhana é, nos dias atuais, a norma do dialeto de Madrid. [pic 8]

  1. A IMPORTÂNCIA DO DIALETO PARA A SOCIEDADE

        A sociedade é constituída por comunicação, logo é formada por dialetos e formas de se comunicar e outros vários meios linguísticos de transmitir a informação. Por exemplo: A sociedade funciona por meio de fatos. Esses fatos são descritos por meio de uma língua especifica, tal como, linguagem jornalística ou até mesmo a linguagem informativa. Essas formas de linguagens são consideradas como um tipo de linguagem existente.                                                                                O dialeto, no contexto regional, são conjuntos de signos orais que formam um código utilizado pelos indivíduos nas suas necessidades rotineiras de comunicação. Portanto, dessa forma, a língua e o dialeto são os agentes da cultura de um povo. Pessoas são formadas, e posteriormente, todos se formam por língua.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (555.5 Kb)   docx (761 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com