TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

Por:   •  7/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.841 Palavras (12 Páginas)  •  110 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

     UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP EAD

PROJETO INTEGRADO MULTIDISCIPLINAR

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA

RELATÓRIO PIM II

São Paulo/2021

Nº.

NOME

RA

01

Nathiele Marques Castro

2170761

INTRODUÇÃO

O Projeto Integrado Multidisciplinar II (PIM II) do curso tecnológico de segurança no trabalho tem como principal objetivo demonstrar a importância do estudo de cada disciplina do bimestre vigente, objetivando a aplicação das mesmas nas pequenas e grandes empresas, como será demonstrado mais à frente.  

O objeto de estudo é a empresa Gerdau, a maior empresa brasileira produtora de aços e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo, é uma empresa de capital aberto que opera 32 unidades de produtoras de aço, 75 lojas, operam em 10 países, tem 02 minas de minérios de ferro e uma base florestal de plantio de eucalipto de mais de 250 mil hectares.

As disciplinas estudadas e apresentadas nesse relatório são: economia e mercado, que abordará o comportamento da empresa em questão de nível de demanda e oferta, atuação microeconômica e macroeconômica, gestão e desenvolvimento econômico dentre outros assuntos que envolve os agentes econômicos de grande importância para âmbito empresarial; legislação e normas técnicas de segurança no trabalho visando a segurança tanto em questão da saúde como financeira dos empregados e empregadores, assim como, a segurança da empresa em virtude das leis e normas vigentes e Matemática Aplicada, levando em consideração todos os cálculos de matemática financeira e modelos matemáticos para que a empresa possa, de certa maneira, administrar e registrar os dados para controle das finanças, dos seus funcionários e da produção da demanda.

  1. ECONOMIA DE MERCADO

A empresa GERDAU S/A é a principal empresa no âmbito siderúrgico de aços no Brasil, sendo uma das principais de toda a América Latina no referido setor. No que tange sua atuação em solo brasileiro, trata-se do maior expoente acerca de serviços especializados de produção de aços planos e minérios de ferro, sendo que suas principais usinas estão localizadas em São Paulo e no Rio Grande do Sul.

Em que pese a sede da empresa ser no Brasil, esta está presente em mais 10 países, quais sejam (em ordem alfabética): Argentina, Canadá, Colômbia, Estados Unidos, México, Peru, República Dominicana, Uruguai e Venezuela.

  1.  Abordagem microeconômica do mercado

Sob o prisma microeconômico, é importante destacar que a Gerdau, no último balanço anual, contabilizou a produção de mais de 20 milhões de toneladas de aços longos, sendo que também realiza a venda direta de seus produtos, sendo que abrangem vigas, estacas, vergalhões, barras para clientes fabricantes do ramo automobilístico, empreiteiras de construção civil e, também, empresas agrícolas.

Conforme destacado supra, a empresa tem atuação mundial, porém, aproximadamente 40% da receita total da empresa está no Brasil, seguido pelos países da América do Norte, que cuja demanda corresponde a mais de 35%.

Ainda sob o aspecto microeconômico, é imprescindível destacar que a companhia conta com uma operação de 31 unidades de produção de aço, 2 minas de minério de ferro, 75 lojas comerciais da Gerdau, além de uma base florestal de plantio de eucalipto com mais de 250 mil hectares. Neste azo, importante esclarecer que a Gerdau é a principal recicladora de sucata ferrosa de toda a América Latina, sendo que anualmente transforma 11 milhões de toneladas de sucata em ação.

  1.  Abordagem macroeconômica do ambiente em geral

Analisando, agora, o impacto e influência macroeconômico da referida empresa, vale salientar, antes de qualquer pontuação, que, conforme lecionam Marco Antonio S. Vasconcellos e Manuel Enriquez Garcia (2011, p. 101), “a macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados, tais como: renda e produto nacionais, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxas de juros, balanço de pagamentos e taxa de câmbio”.

  1.  Nível de demanda e oferta

A Gerdau se enquadra na área de mineração. Neste sentido, em termos imediatos e atuais, é um mercado de potencial duradouro, uma vez que, somente a produção de aço chinesa encerrou o ano de 2020 com 1,05 bilhão de toneladas, o que corresponde a um aumento de 5,5% em relação ao ano de 2019, pelo ritmo, a demanda deve ser sustentada pelos próprios anos, sendo que a Gerdau é uma das protagonistas no assunto. Além disso, os estímulos econômicos dos Estados em termos de oferta monetária (M2) pode acarretar de maneira positiva na demanda por aço. Como já explanado acima, a Gerdau é uma das maiores recicladoras de aço do mundo, o que, por óbvio, gera um impacto macroeconômico ímpar.

  1.  Principais implicações para gestão de seus negócios

Quanto as implicações para a gestão de negócios, a Gerdau é uma empresa alicerçada em conceitos e princípios sólidos de gestão com base nos princípios da Iniciativa Internacional para o Relato Integrado (IIRC) e critérios GRI Standards (Global Reporting Initiative). Um ponto interessante, é que em 2019 a Gerdau realizou um plano de materialidade, isto é, como uma auditoria baseada em autoanálise qualitativa sob um prisma de um mercado que demanda maior sustentabilidade ambiental e social. Entre os pontos analisados, destacam-se os seguintes: reciclagem de sucata, diversidade e inclusão, gestão de energia, Inovação nos processos e produtos e saúde e segurança ocupacional, além de, obviamente, outros pontos.

  1.  Condições de infraestrutura

Acerca de sua infraestrutura, conforme já mencionado no início, A companhia opera 31 unidades produtoras de aço, 75 lojas da Comercial Gerdau, 2 minas de minério de ferro e uma base florestal de plantio de eucalipto de mais de 250 mil hectares. É considerada ainda a maior recicladora de sucata ferrosa da América Latina, transformando anualmente 11 milhões de toneladas de sucata em aço em suas operações no Brasil e no mundo (vide GRI 102-4, 102-7).

A Gerdau está presente com operações industriais em 10 países e conta com cerca de 30 mil colaboradores diretos e indiretos no mundo. Tem ações negociadas nas Bolsas de Valores de São Paulo, Nova York e Madri, e sua receita líquida em 2019 foi de aproximadamente R$ 40 bilhões (vide GRI 102-4, 102-7).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.5 Kb)   pdf (356 Kb)   docx (181.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com