TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Qualificar Para Empregar

Por:   •  9/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  382 Palavras (2 Páginas)  •  176 Visualizações

Página 1 de 2

Qualificar para empregar

   A legislação brasileira através da Lei de Cotas (lei federal nº 8.213) de 1991 garante a acessibilidade aos portadores de deficiência ao mercado de trabalho: empresas com mais de 100 funcionários reserve pelo menos uma vaga para portadores de deficiência ou reabilitado. As empresas com até 200 empregados têm de reservar 2% das vagas para este fim; as de 201 a 500 funcionários, 3%; de 501 a mil trabalhadores, 4%. Outros benéficos são assistência financeira e educacional, integração social, além de proibir discriminação no trabalho, estabelece cotas para deficientes no funcionalismo público e obrigar a criação de acesso facilitado para prédios e transportes públicos.

   Segundo a Organização Mundial da Saúde há cerca de 610 milhões de pessoas com deficiência no mundo, das quais 386 milhões fazem parte da população economicamente ativa. No Brasil, conforme o Censo realizado em 2000 existe 34.5 milhões de brasileiros com algum tipo de deficiência. Isto significa que aproximadamente 15% da população brasileira apresentam alguma deficiência visual, motora, auditiva, mental ou física.

   Além das pessoas com deficiências, o Brasil apresenta elevados índices de acidentes de trabalho e violência urbana. Estima-se que 10.000 pessoas por mês se tornam deficientes.

  “O cenário de qualificação apesar de otimista, ainda não é suficiente para reverter o quadro problemático detectado nessa análise”. A situação dos profissionais com deficiência ainda é bastante desfavorável, visto que quatro fatores contribuem para esse quadro. A falta de empresas em condições de acessibilidade favoráveis, o número elevado de aposentados e inativos, além de questões culturais. 22,9% dos profissionais com deficiência trabalham na área administrativa. Seguidos por ajudante geral, autônomo e professor.

 

    As empresas interessadas poderá desenvolver atualização do perfil de pessoas com deficiência, sensibilização dos mesmos e indústrias, escolarização, e qualificação profissional e, por fim, a inclusão na indústria. O programa deve abranger todo o Estado, em 38 municípios escolhidos por sua representatividade industrial e pelo número de deficientes declarados no Censo de 2010 do IBGE.

Um exemplo de sucesso é o programa da Febraban(Federação Brasileira de Bancos), que visa a capacitação e inclusão de 444 pessoas com deficiência, sendo 31 profissionais com deficiência intelectual, nas agencias dos bancos que fazem parte do projeto como: Bradesco, HSBC, Itaú, Unibanco e entre outros.

        

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (59.2 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com