TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DIFERENCIAL PARA QUALIFICAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Pesquisas Acadêmicas: A FORMAÇÃO CONTINUADA COMO DIFERENCIAL PARA QUALIFICAR A APRENDIZAGEM DO ALUNO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/10/2014  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 4

A educação faz parte da vida de todo indivíduo e não está centralizada apenas na escola, pois não há uma forma única e nem um modelo único de se educar. Para Cunha (2003) na educação os conhecimentos estão se tornando cada vez mais especializados e deixa para trás uma fase na qual somente os profissionais tinham acesso e a eles caberiam a função de educar já que as famílias eram vistas como incapazes, não possuindo os saberes necessários.

Ser professor infantil é possível a partir da experiência obtida em sala de aula e de criar meios e possibilidades de ensinar com qualidade e atender as necessidades dessa etapa da educação que pode ser aprimorada com cursos de qualificação e formação continuada. É ser professor de profissão segundo Tardif (2002, p. 228) “possui saberes específicos, mobilizados, utilizados e produzidos por eles no âmbito de suas tarefas cotidianas e o conhecimento e o saber que a formação continuada oferece não são inatos, são produzidos pela socialização [...]”.

A escola é o espaço no qual o conhecimento é adquirido, aprimorado ou desenvolvido e este processo requer componentes importantes que se complementam, ou seja, um profissional formado e capacitado para ensinar utilizando técnicas e metodologias de ensino. A formação inicial para o exercício docente ocorre com a graduação em Pedagogia, ou seja, é o primeiro requisito para exercer a atividade profissional. Nessa perspectiva, o tema ficou assim definido: A formação continuada como diferencial estratégico para qualificar a aprendizagem do aluno na educação infantil.

Educar exige estratégia, metodologia e planejamento porque assim é possível definir o que e como ensinar. Mas não há formação inicial em Educação Infantil. Assim este estudo buscará responder ao seguinte problema de pesquisa: Para a Educação Infantil, a formação continuada constitui um diferencial estratégico para qualificar a aprendizagem dos alunos?

Objetivo geral consistiu em verificar que fatores tornam a formação continuada um diferencial estratégico para qualificar a aprendizagem e o exercício docente na Educação Infantil.

Os objetivos específicos buscaram destacar os principais aspectos Educação Infantil, conceito, características, destacando a sua importância para a formação do aluno, destacando incentivos e dificuldades no exercício da prática docente; descrever a importância da formação continuada e suas contribuições para o exercício docente em turmas da educação infantil; verificar que estratégias são mais utilizadas no processo de ensino-aprendizagem de alunos da educação infantil.

A educação infantil é a primeira etapa de todo o processo de aprendizagem do aluno. Sem formação inicial nessa modalidade de ensino, o professor formado em pedagogia ao exercer a profissão dispõe de conhecimentos teóricos de como educar, passar o conhecimento de modo generalizado. Nesse contexto, alguns questionamentos podem ser feitos: os cursos de formação continuada atendem as necessidades dos alunos, da escola e dos professores? Algumas escolas não oferecem cursos de formação continuada, como se processa a prática docente do professor infantil? A experiência adquirida ao longo dos anos em sala de aula capacita o professor para atuar junto a alunos da educação infantil?

O interesse

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com