TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Saldo da temporada: uma excelente oportunidade para qualificar os resultados

Tese: Saldo da temporada: uma excelente oportunidade para qualificar os resultados. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/2/2015  •  Tese  •  644 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

FÓRUM DE DISCUSSÃO: UNIDADE 1

23.03.2014 - 20h54

Temporada de Balanços: ótima oportunidade para qualificar resultados.

Fabio Jorge Celeguim

Para aqueles que não estão habituados ao tema, temporada de balanço são os quatro períodos do ano onde as empresas de capital aberto, aquelas listadas na BM&F Bovespa, devem, por imposição da CVM, divulgar suas demonstrações financeiras.

Essas temporadas de balanços são uma excelente oportunidade para que possamos qualificar o resultado da empresa onde trabalhamos comparando-o a empresas que são concorrentes diretas, participantes de uma mesma indústria ou comparáveis pelo modelo de negócios ou estratégica de crescimento. Daqui em diante chamarei essas empresas de empresas comparáveis. Essa comparação é importante, pois o resultado de uma empresa deve sempre ser analisado e qualificado por duas réguas diferentes. Primeiramente pela régua interna, onde você qualificará o resultado a partir das capacidades momentâneas de realização da empresa. E a segunda onde você comparará seu resultado com o mercado. A partir dessas duas regras você poderá concluir, por exemplo, que sua empresa cresceu menos que o mercado, portanto perdeu participação, mas que o resultado tem que ser considerado positivo, pois estava passando por uma fase de reestruturação e reposicionamento onde o foco era “plantar” agora para “colher” depois.

Vamos voltar à temporada de balanços para exemplificar mais e melhor como esse momento do mercado pode auxiliá-lo na qualificação do seu resultado. Como foi dito anteriormente todas as Cias Abertas são obrigadas a divulgar ao mercado seus resultados. Essa divulgação, usualmente, contempla, entre outros, a disponibilização ao mercado de um relatório de resultados e do agendamento de uma conferência de apresentação dos resultados com analistas e investidores. Essas duas ferramentas permitem que além de conhecer os resultados financeiros da empresa você possa, também, acompanhar e questionar os resultados operacionais. Por exemplo: taxa de ocupação dos assentos em uma Cia. Aérea, taxa de locação média de veículos em uma locadora, taxa de venda dos imóveis lançados no trimestre em uma Construtora, efetividade no crescimento de vendas para a classe C e D em empresas que alicerçam sua estratégia de crescimento nesse segmento da população e outros. De posse de todas essas informações a qualificação do seu resultado fica tão detalhada quanto sua criatividade permitir. Um ponto muito interessante é que todas essas informações são auditadas, ou seja, refletem a realidade contábil e financeira da empresa e ficam armazenadas nos sites de RI, permitindo que sua análise, que começou agora, já tenha uma base histórica.

Operacionalizar essa estratégia de qualificação dos resultados é muito fácil. Basta verificar na relação de empresas listadas na BM&F Bovespa quais serão as comparáveis (http://www.bmfbovespa.com.br/cias-listadas/empresas listadas/BuscaEmpresaListada.aspx?idioma=pt-br) e acessar o site de Relação com Investidores dessas empresas. No site, busque a opção de cadastramento (para receber as atualizações de informações e o calendário de divulgação de resultados) e localize

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com