TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Redes de comunicação industrial

Projeto de pesquisa: Redes de comunicação industrial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  8.764 Palavras (36 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 36

Introdução

Redes de Comunicação Industrial

Redes de Comunicação Industrial tem um papel importantíssimo para as indústrias de um modo geral. As redes são fundamentais para que uma indústria, seja ela de pequeno, médio ou grande porte, consiga ter interoperabilidade entre todos os seus setores, desde o chão de fábrica até a diretoria da empresa, oferecendo informações precisas, em tempo real e com segurança na integração entre redes corporativas e redes de automação industrial, que serão fundamentais para o gerenciamento e controle do processo produtivo. Baseado no estudo da arte sobre Redes de Comunicação Industrial, enfatizando as redes mais usadas atualmente pela indústria e abordando os sistemas gerenciais PIMS (Process Information Management System) e MES (Manufacturing Execution Systems), Sistemas de Controle via Rede (NCS - Networked Control Systems) e o uso do protocolo OPC (OLE for

Process Control), oferecendo conteúdo para entender como desenvolver uma rede de comunicação industrial de maneira a atender todosos requisitos imprescindíveis para a sua instalação, manutenção e atualização.

Palavras-chave:Redes Industriais. Automação Industrial. PIMS. MES. Protocolo OPC. Networked Control Systems.

Etapa 1 – Passo 1

Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO

1. Redes de Computadores Modelo de Referência OSI/ISO Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 1.

2. Objetivos Antigos Padrões das Redes de Computadores ISO Modelo OSI Características do Modelo OSI Camadas do Modelo OSI Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 2.

3. Redes de Computadores Modelo de Referência OSI/ISO Antigos Padrões das Redes de Computadores Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 3.

4. Antigos Padrões das Redes de Computadores Nos primórdios das Redes de Computadores havia inúmeros problemas presentes no meio. O principal problema, que gerava outros incontáveis, era a questão da não existência de padrões entre os equipamentos. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 4.

5. Antigos Padrões das Redes de Computadores A explicação é simples: as empresas que desenvolviam os equipamentos de redes trabalhavam com a chamada arquitetura fechada. Com isso, configurações, funcionalidades e outras características de determinado fabricante, eram completamente distintas de outro fabricante. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 5.

6. Antigos Padrões das Redes de Computadores Com isso, os equipamentos “não conversavam”, ou seja, não era possível a existência de uma rede com equipamentos de dois ou mais fabricantes. Para haver uma rede, todos os equipamentos nela presentes deveriam ser exclusivamente de um único fabricante. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 6.

7. Redes de Computadores Modelo de Referência OSI/ISO ISO Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 7.

8. ISO A ISO (International Organization for Standardization - Organização Internacional de Normalização) é uma entidade que concentra os grêmios de padronização/normalização de mais de 900 mil organizações localizadas em 170 países. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 8.

9. Redes de Computadores Modelo de Referência OSI/ISO Modelo OSI Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 9.

10. Modelo OSI A ISO foi a responsável por oferecer a grande solução para praticamente todos os problemas presentes nas redes de computadores. Em 1984, a ISO como entidade de padronização resolveu simplesmente padronizar as redes de computadores e seus processos com a criação do Modelo OSI (Open Systems Interconnection). Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 10.

11. Modelo OSI Com essa padronização, as redes iriam funcionar sempre da mesma forma, coisa que antes não acontecia devido as diferentes funcionalidades que cada fabricante empregava em suas redes. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 11.

12. Modelo OSI A partir daí abriu-se a possibilidade da “conversação” entre equipamentos de diferentes fabricantes. A resolução dos problemas do passado também se tornou mais simples, pois se antes cada empresa trabalhava “sozinha” para resolver um problema, agora todas passariam a trabalhar em conjunto, já que a arquitetura principal dos equipamentos se tornava igual para todos. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 12.

13. Modelo OSI Os usuários das redes também ganharam muito com tudo isso, pois se desprenderam da obrigação de se fechar apenas com um fabricante, tendo agora a livre opção de analisar as características de todos eles de forma individual. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 13.

14. Redes de Computadores Modelo de Referência OSI/ISO Características do Modelo OSI Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 14.

15. Características do Modelo OSI Com a aplicação do Modelo OSI, as redes passaram a trabalhar de forma padronizada. Sendo assim, o processo de transferência e recebimento de dados se tornou mais simples, além de que passou a ser único, mesmo com equipamentos distintos. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 15.

16. Redes de Computadores Modelo de Referência OSI/ISO Camadas do Modelo OSI Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 16.

17. Camadas do Modelo OSI Como citado anteriormente, o processo de envio e recebimento de dados foi padronizado, e com isso o caminho percorrido pelos dados passou a ser comum para todas as redes. A ISO desenvolveu um Modelo de Referência Básico, conhecido por apresentar as sete camadas características do Modelo OSI. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 17.

18. Camadas do Modelo OSI As sete camadas do Modelo OSI representam o caminho a ser percorrido pelos dados. Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 18.

19. Camadas do Modelo OSI Camada 7 - Aplicação Camada 6 - Apresentação Camada 5 - Sessão Camada 4 - Transporte Camada 3 - Rede Camada 2 - Enlace Camada 1 - Física Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 19.

20. Camadas do Modelo OSI Redes de Computadores - Modelo de Referência OSI/ISO 20.

21. Camadas do Modelo OSI A representação por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (56.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com