TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Experiencia em Curta - PRODUÇÃO

Por:   •  24/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  514 Palavras (3 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 3

RELATÓRIO DA EXPERIÊNCIA NO CURTA

ISADORA SAUER – DIREÇÃO DE PRODUÇÃO

CURTA: “Não Perturbe”

Professora Miriam de Souza Rossini

Mídias Audiovisuais – BIB02144

No processo de filmagem do curta “Não Perturbe” para a disciplina de Mídias Audiovisuais, ministrada pela professora Miriam de Souza Rossini, atuei como Diretora de Produção. Logo no início dos trabalhos, ainda na pré-produção do filme, foi perceptível que a equipe de produção deveria sempre estar a um passo a frente do resto da equipe envolvida, incluindo até mesmo o diretor. Essa questão foi comprovada durante uma das reuniões entre as filmagens, quando a câmera já estava com pouca bateria e a equipe queria ensaiar as cenas com a câmera ligada, baseando uma tarde nisso; Eu e a equipe de produção os lembramos de que não seria possível por ser sábado e ainda termos o domingo inteiro de filmagem sem reposição de bateria.

Durante as filmagens, podemos perceber que a equipe de produção, principalmente o diretor de produção não costuma ficar no set, no entanto, ele é o responsável por comandar, da base de produção, toda a infraestrutura relacionada a uma filmagem: alimentação e transporte da equipe, transporte dos equipamentos e hospedagem. Não tivemos muitos problemas com relação à escolha do set de filmagem, pois um de nossos roteiristas, Guilherme Becker, nos cedeu os dois apartamentos que tem no mesmo prédio para transformarmos um em set e o outro no nosso “QG”, que foi de extrema importância para a realização das tarefas, já que providenciamos a alimentação e descanso da equipe e atores e organizações em geral lá.

Foi interessante perceber que as funções em alguns momentos se confundiam com seus representantes originais, pois todos estavam envolvidos um pouco mais ou um pouco menos em mais de uma função. Ninguém mediu esforços para colaborar, toda a equipe cedeu o que tinha e era necessário para a produção. Desde equipamentos, figurinos, utensílios e principalmente as locações.

Pode parecer simples, mas esta é considerada uma das funções mais complexas do fazer cinematográfico. Cuidar de uma equipe imensa, que trabalha sob a pressão de prazos, não é nada fácil. Um diretor de produção costuma trabalhar no olho do furacão, tornando-se o receptor direto de todo e qualquer probleminha – ou problemão – que sempre pinta durante uma filmagem. É bombardeado por todos os lados, pois quase todas as demandas de todas as áreas do filme são passadas pra ele. O diretor de produção precisa ser esperto e versátil, organizado e inteligente, com muito jogo de cintura para resolver problemas, contornar as limitações e manter sua autoridade. Precisa ser meio visionário, antevendo possíveis problemas e os evitando antes que aconteçam.

Minha experiência na produção do curta foi extremamente gratificante e agradeço a toda equipe pela calma e harmonia nos dias de filmagem, facilitando o trabalho da equipe de produção e deixando o clima do ambiente leve e sem brechas para desentendimentos e grandes problemas. Todos os imprevistos foram resolvidos de maneira rápida e eficaz, o que pode ser muito relacionado com a escolha da habilitação em Relações Públicas e a vontade do grupo inteiro de fazer um trabalho de qualidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com