TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Spotlight

Por:   •  9/5/2016  •  Resenha  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  745 Visualizações

Página 1 de 2

SPOTLIGHT: SEGREDOS REVELADOS

O Filme mostra claramente como é a vida de jornalistas investigativo, trazendo a importância da liberdade de imprensa, com a abordagem do caso do abuso sexual e da pedofilia feita por membros da igreja católica.

A Spotlight, equipe de jornalismo investigativo do The Boston Globes, é chamada para investigar o caso de pedofilia, o qual, no início eram 13 padres envolvidos. Porém com a investigação, a equipe descobre que são mais de 90 casos apenas em Boston, nos EUA. Logo após a publicação da matéria, são revelados diversos membros da igreja católica, ao redor do mundo, incluindo no Brasil. Com a insistência dos repórteres, o jornal consegue concluir o caso e expor à sociedade tudo o que foi descoberto.

Com o caso sendo acobertado pelos advogados, juízes ou até as vítimas, os jornalistas são obrigados a procurar e estimular as fontes a contarem o que realmente aconteceu. Se não fossem os jornalistas incentivarem a declaração das pessoas, tudo poderia não ter passado de uma simples especulação. Por isso há a necessidade da liberdade de imprensa, para que uma investigação complicada, fique marcada na história do jornalismo e não seja esquecida, para que seja comentada em todos os lugares e ainda crie alicerces para um novo mundo.

Além do enredo fabuloso, o filme faz refletir sobre os acontecimentos em nossas vidas, principalmente para quem família religiosa ou tem o costume de ir à igreja. O sentimento é de estar dentro do filme, vivendo tudo o que os jornalistas estão vivendo, participando de todo o processo que o jornal desenvolve.

A trama mostra ao espectador toda a trajetória, o raciocínio, as contradições, interesses, medos e vontades envolvidos, tanto das vítimas, quanto das superioridades. A denúncia, feita não apenas aos padres e seus superiores, mas também à hierarquia e à Igreja Católica, já que o assédio das crianças ganhou a dimensão mundial, antes mesmo de ser apurado nas cidades nos EUA ou em todos os continentes.

Spotlight: Segredos Revelados é baseado em fatos reais, foi ganhador de vários prêmios importantes no mundo cinematográfico, incluindo dois Oscars, de melhor filme e melhor roteiro original, completamente merecidos. Com um elenco com por Mark Ruffalo, Michael Keaton, Rachel McAdams, John Slattery, Stanley Tucci, Brian d'Arcy James, Liev Schreiber e Billy Crudup, dirigido Tom McCarthy e escrito por McCarthy e Josh Singer, inspirado no livro “Spotlight - Segredos Revelados - A Crise Que Abalou A Igreja Católica” e lançado no ano de 2015. (Thatiane de Oliveira Silva)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (74.8 Kb)   docx (453.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com