TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Visão de Jornalismo Investigativo do Filme Spotlight

Por:   •  30/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  255 Palavras (2 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 2

O aluno deverá escolher quatro aulas para produzir um relatório de cada e que deverá conter: - um parágrafo com uma síntese do conteúdo da aula ministrado.

 - ao menos dois parágrafos com uma análise de qualquer material de mídia (programa de TV, peça publicitária, reportagem jornalística, home de um portal, etc...), considerando o conteúdo ministrado naquela aula. É preciso descrever, brevemente, o material de mídia escolhido.

Teoria Gatekeeper

A Teoria Gatekeeper, mais conhecida como “teoria da porteira” diz que as opiniões pessoais influenciam na decisão de quais notícias entram ou não. Gatekeeper pressupõe que as notícias são como são porque os jornalistas assim as determinam.

Um modelo que exemplificaria essa teoria seriam as reportagens e notícias sobre furtos. Ocorrem furtos continuamente no Rio de Janeiro, e são selecionados menos de 3% para ir para virar noticia, seja telejornal, rádio ou jornal. Claro que há possibilidade da produção não ter todos os crimes ocorridos no dia por serem muitos, para ser mais exata, moradores do Rio sofrem 1 roubo ou furto a cada 2 minutos. Os meios de comunicação, ou o editor chefe ou o chefe de reportagem são instruídos a selecionar matérias para que o público não fique enfadado com noticias que apesar de diferentes, parecem ser iguais. O que também é alegado para justificar a posição dessa teoria é que um fato que ocorre diversas vezes por dia, deixa de ser noticia e passa a ser “re-noticia”, ou seja, vira um cotidiano e parece ser matéria repetida.

Apesar de essa teoria ter certo sentido, em contra partida  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.6 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com