TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRABALHO DE EDUCAÇÃO FISICA

Por:   •  21/12/2020  •  Dissertação  •  379 Palavras (2 Páginas)  •  142 Visualizações

Página 1 de 2

colÉgio protágoras

unidade bueno

nicholas Ângelo lucena guedes de macedo

práticas corporais e autonomia

GOIÂNIA

2020

ÍNDICE

                                       

                                     

INTRODUÇÃO

Entendemos que práticas corporais são expressões coletivas ou individuais do movimento corporal, resultante do conhecimento e da experiência que temos através dos jogos, danças, esportes, lutas, ginástica, seja sistematicamente nas instituições de ensino ou não sistemático no nosso tempo livre, em momentos de lazer.

 Além do movimentar-se, as práticas corporais possuem elementos culturais que revelam a identidade de um povo, de uma população, de uma região, enfim, um país inteiro; é uma forma de traduzir o mundo através de todos os movimentos que citamos previamente.

Ao realizarmos a construção e vivência coletiva dessas práticas, poderemos estabelecer relações sociais e individuais, tendo como base o corpo em movimento.

Vivemos hoje, nas grandes cidades, um momento em que crianças e adolescentes passam horas presas dentro de casa em virtude da violência urbana, e por isso a Educação Física ganha nova importância social: estimular a prática da atividade física para combater o sedentarismo dos tempos modernos.(https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/autonomia-para-um-estilo-vida-ativo.htm)

 Autonomia significa  ter independência, liberdade ou autossuficiência, quando estimulamos a sociedade a prática de atividades físicas desde o princípio do seu convívio  em sociedade, estamos assegurando de forma “indireta” a autonomia desse indivíduo, o mesmo poderá sozinho continuar a se exercitar e aproveitar os infinitos benefícios de manter o corpo em movimento.


CURIOSIDADES

  • A noção ocidental de corpo é fruto de uma construção social e cultural, fortemente influenciada pela perspectiva individualista da sociedade moderna. Alguns grupos indígenas ainda preservam a ideia de corpo como uma extensão da natureza, compartilhando da mesma estrutura. Essa compreensão fundamenta-se numa cosmovisão muito marcada pela solidariedade, segundo a qual o homem está misturado ao cosmos, à natureza e à comunidade. As danças cultivadas pelas comunidades remanescentes de quilombos e pelos ciganos representam práticas corporais que devem ser reconhecidas e valorizadas como manifestações. (culturais.http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/documentos/caderno_praticas_corporais_atividade-fisica_lazer.pdf)

CONCLUSÃO

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com