TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Tipos de Equipes

Por:   •  11/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  468 Palavras (2 Páginas)  •  920 Visualizações

Página 1 de 2

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL

Da Equipe: Tipos, desenvolvimento e atuação.

Equipes são agrupamentos de trabalhadores com diferentes responsabilidades funcionais, com objetivos estabelecidos, e certa autonomia nas decisões e multifuncionalidade dos postos de trabalho.

Tipos de representativos de equipes são: autogeridas, multifuncionais, de alta gerência, grupos de afinidades e equipes virtuais.

Equipe Auto Geridas:
São grupos de trabalho onde os membros tem poder e desempenham muitas funções que antes eram conferidas a um supervisor. É eleito um líder de equipe, que faz a ligação entre a equipe e a gerência, e trabalha na tomada de decisão junto com o grupo.

Equipes Multifuncionais:

São equipes que aproximam o conhecimento e habilidades de pessoas de diferentes áreas de trabalho com o objetivo de buscarem soluções, desenvolver novos produtos e melhorar a qualidade dos já existentes.

Equipe de Alta Gerência:

Constituída por uma equipe de executivos da organização, onde as decisões são tomadas levando em consideração a opinião de todos os membros da alta gerência.

Grupos de Afinidade:

Tais equipes são formadas por funcionários fora de seus círculos de trabalho, que ser encontram para discutir, aplicar seus conhecimentos e procurar melhorias sobre seu lugar de trabalho, na gestão de problemas.

Equipe Virtual:

E um grupo de indivíduos que colabora através do uso de varias tecnologias de informação, resolvendo problemas através de software de comunicação e não com a interação cara a cara, visando facilitar a troca de informação entre os membros do grupo.

Para conhecer, com maior precisão, as principais características de uma equipe eficaz, deve-se compreender primeiramente as vantagens que a equipe pode oferecer comparada com o trabalho individual, como também identificar em qual tipo de equipe se está inserido e como ela funciona.

As principais características de uma equipe eficaz são obtidas quando:

Seus membros sabem por que o grupo existe; eles compartilham seus objetivos; os Membros apoiam as regras e procedimentos, sobre como as decisões são tomadas; a comunicação flui com facilidade entre seus integrantes.

E quando os membros aprenderam:

A auxiliar seus companheiros, bem como receber ajuda; a como lidar com os conflitos que necessariamente surgem dentro do grupo; diagnosticar os processos individuais e como aprimorar seu próprio funcionamento e do grupo.

E as principais vantagens e benefícios de se trabalhar em equipe:

Segurança: maior apoio e menos ameaça ou desproteção; Sentido de pertencer: reduzir o sentimento de isolamento; Poder; maior capacidade de enfrentar adversidades e consciência sobre a união de vontade e interesses; Possibilidade de concretizar: maior possibilidade de atingir resultados pela força coletiva; Efeito Sinergia: O todo e superior a soma das partes.

Uma das formas de desenvolver o espirito de equipe e aumentar a produtividade e o desejo de superar desafios, imposto muitas vezes pelos concorrentes, clientes e até mesmo pelo mercado, somado ao sentimento de “pertencer” assim quando um objetivo ou desafio e superado, conseguimos atender à necessidade de reconhecimento social e aumentamos o reconhecimento da equipe por trás desse projeto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (65.6 Kb)   docx (11.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com