TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transexuais

Artigo: Transexuais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/1/2015  •  Artigo  •  912 Palavras (4 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 4

TRANSGÉNEROS

Transgeneridade (português brasileiro) ou transgenerismo (português europeu) (termo referente às pessoas transgênero (português brasileiro) ou transgénero (português europeu)) refere-se à condição onde a expressão de gênero e/ou identidade de gênero de uma pessoa é diferente daquelas atribuídas ao gênero designado no nascimento. Mais recentemente o termo também tem sido utilizado para definir pessoas que estão constantemente em trânsito entre um gênero e outro. Transgênero é um conceito abrangente que engloba grupos diversificados de pessoas que têm em comum a não identificação com comportamentos e/ou papéis esperados do sexo biológico, determinado no seu nascimento. Esses grupos não são homogêneos dado que a não identificação com o gênero de nascimento se dá em graus diferenciados e refletem realidades diferentes. As pessoas não-transgénero são denominadas de cisgénero. Em mais detalhe, pessoas cisgênero são aquelas que foram socializadas em certo gênero quando foi percebido que pertenciam a um dos dois sexos opostos humanos após seu nascimento (por isso pode-se excluir deste grupamento as pessoas Inter sexo), antes da possibilidade do gênero neurológico estar definido (coisa que geralmente não ocorre antes dos 3 anos de idade), e se identificam por completo com este grupo como sendo estritamente o seu, e assim se esforçam para serem percebidas socialmente (pessoas que se identificam com o seu gênero designado no nascimento mas se presentam e portam como o de gênero oposto são conhecidas por crossdressers, que geralmente são consideradas uma subcategoria trans).

O apagamento transgênero baseando-se na ideia de que o gênero é baseado pura e simplesmente na biologia e/ou nos genitais (geralmente ignorando-se a existência de pessoas Inter sexo de gêneros binários – homem ou mulher –, ausentes de gênero ou geralmente neutras quanto ao gênero), é denominado cissexismo. Considera-se cissexismo, por exemplo, quando a maioria dos países só permite – quando isso ocorre – uma mudança de sexo legal após cirurgias invasivas (por exemplo, obrigatoriamente removedora de tecido mamário ou testículos), e que certos países exijam que as pessoas sejam castradas, sem filhos e tenham todo seu material genético (por exemplo, bancos de esperma ou óvulos congelados) destruído em ordem a serem autorizadas tal coisa. A transfobia é um sentimento independente da homofobia, embora estejam relacionados com as mesmas estruturas sociais e ideias sobre o que os tais "homens" e "mulheres" deveriam aspirar a e trabalhar para serem (daí o foco e os grupos de militância por direitos humanos, legais e civis, visibilidade social, e diminuição do status de cidadão de segunda categoria das pessoas que podem sofrer uma destas duas formas de preconceito estar debaixo de um mesmo termo guarda-chuva, apesar de incluírem tipos fundamentalmente diferentes de pessoa tanto por sexualidade quanto por gênero).

Exemplos de grupos de pessoas transgênero são as travestis, um grupo diverso que abriga pessoas de várias identidades de gênero diferente (exemplos são identificação feminina, identificação andrógina, e identificação bi gênero, que significa identidades separadas de homem e mulher ao mesmo tempo), portanto uma categoria social em sociedades latino-americanas mais pela forma como expressam gênero pelos seus corpos. Outros exemplos representados apenas pela identidade de gênero (e não pela forma como seus corpos e performance social são construídos) são as mulheres trans (mulheres transgênero ou transexuais femininas) e os homens trans (homens transgênero ou transexuais masculinos), que o são independentemente da presença ou não de adoção de papéis de gênero associados ao elemento oposto ao de seu sexo nascimento, ou da exposição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com