TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS MOVIMENTOS SOCIAIS COM ÊNFASE NOS MOVIMENTOS LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSEXUAIS (LGBT’S) NA SOCIEDADE.

Por:   •  29/9/2015  •  Projeto de pesquisa  •  3.249 Palavras (13 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 13

OS MOVIMENTOS SOCIAIS COM ÊNFASE NOS MOVIMENTOS LÉSBICAS, GAYS, BISSEXUAIS E TRANSEXUAIS (LGBT’S)  NA SOCIEDADE.


INTRODUÇÃO

O tema escolhido é atual, e reflete nas tendências de mudanças de paradigmas sociais, bem como na quebra de preconceitos, onde em uma sociedade tradicional, como a brasileira, movimentos como MST, LGTB, são considerados de segunda classe e não valorizados, os movimentos sociais, teve inicio com os sindicatos, antes a ditadura e se intensificou durante a ditadura, buscando novos direitos a determinadas classes,  teve reconhecimento como movimentos sociais não ligados a sindicatos, o MST, em 1990 que busca a reforma agraria, atualmente temos inúmeros movimentos sociais organizados, entre eles LGBT, MST, MNMN etc..

Desta forma o projeto busca estudar o que são esses movimentos, e seu contexto histórico, politico e social, bem como a sua atualidade, iremos dá ênfase ao mais criticado deles que é LGBT, onde além da busca por direitos aos homossexuais etc.. é um dos mais discriminados movimento sociais do Brasil.  

A participação social associada ao ideal representativo tem se mostrado como um fator primordial a ser aprimorado na busca de um projeto democrático de sociedade.

No contexto brasileiro, após um amplo período autoritário politicamente, pudemos ver expressa na nova Constituição, a necessidade de se criar mecanismos de participação, de se institucionalizar espaços em que atores da sociedade civil pudessem se engajar nas tomadas de decisões e nas deliberações sobre políticas, desde sua formulação até o seu monitoramento. Papel este que antes, se concentrava nas mãos do Estado.

O conceito de movimento social se refere à ação coletiva de um grupo organizado que objetiva alcançar mudanças sociais por meio do embate político, conforme seus valores e ideologias dentro de uma determinada sociedade e de um contexto específicos, permeados por tensões sociais. Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. Torna-se porta-voz de um grupo de pessoas que se encontra numa mesma situação, seja social, econômica, política, religiosa, entre outras.


DELIMITAÇÃO E PROBLEMA

Os movimentos sociais com ênfase nos Movimentos lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT’s)  na sociedade.

Hoje um dos movimentos sociais mais criticados e analisados, são os LGBT, observando como  exemplo maior de manifestação a “parada gay”.

A presente projeto  tem  como problema analisa os movimentos sociais com ênfase no LGBT, onde esses movimentos apresentam comportamentos que se afastam da heterossexualidade tradicional, num contexto social divergente da atualidade e historicamente exterioriza profundas transformações, no que cerne a cultura, moral, religiosidade e familiar.


OBJETIVOS

OBJETIVO GERAL

Compreender o que são movimentos sociais e a sua importância para a democracia, mostrando o seu contexto, história e fatos importantes. Analisar o movimento Lésbicas, gays, bissexuais e Transexuais (LGBT), como novos signatários de movimentos sociais emergentes, mostrando o seu  contexto e lutas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estudar os movimentos sociais e sua história dentro do senário brasileiro;
  • Compreender a importância desses movimentos para a democracia;
  • Analisar o LGBT como movimento social de um seguimento social importante, e como movimento emergente, mostrando sua história e lutas.
  • Entender a mobilização do LGBT, diante suas reivindicações e lutas.


 JUSTIFICATIVA

Os movimentos sociais fazem emergir de forma profunda a ideia de cidadania. Neste sentido, têm um significado próprio na história brasileira. Os movimentos sociais, até mesmo as revoltas, sempre existiram. Os quilombos, Canudos, a revolta da Chibata, o Contestado etc., são antecedentes mas com conteúdos qualitativos totalmente distintos: trata-se de descontentamento, de rejeição, mas na maioria dos casos não se coloca qualquer objetivo capaz de generalização. No campo das mobilizações sociais, no período de 1946 a 1964, assistimos em razoável medida à sua generalização, mas tanto no caso dos trabalhadores, como no dos estudantes e por fim no dos militares subalternos, sua vinculação a projetos políticos é imediata, ainda que não a projetos partidários.                 Os movimentos sociais urbanos caracterizaram-se em sua emergência particularmente em razão de reivindicações frente a alguém: este alguém foi sobretudo o Estado, em seus diferentes segmentos e agências. Claro que há outros movimentos que surgiram independentemente de reivindicações imediatas frente ao Estado: feministas, ecologistas, partes dos movimentos dos trabalhadores enquanto vendedores de força de trabalho etc. Certamente esta ação reivindicativa contribuiu para o desenvolvimento de identidade destes atores, vista sua possibilidade de delimitação e diferenciação, mas teve como consequência também a canalização da energia, da mobilização e da militância para o objetivo de pressionar o Estado.

Em nosso estudo iremos da ênfase aos movimentos considerados mais radicais, e fora do conceito que a sociedade classifica como normal, LGBT ou “movimento gay”.

 A violência, o preconceito e discriminação aos grupos de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT’s) é algo bastante atual, é traz consigo uma cultura machista e uma hierarquização do gênero sexual. Atualmente, percebemos a banalidade da violência contra o ser humano, violência que estampam os cadernos policiais dos principais jornais do  Estado do Pará e do Brasil, violências seguidas de agressões, difamações, torturas psicológicas e assassinatos, cujo seus agentes na maioria estão impunes até hoje.

Dados de principais ONGs LGBT’s mostram que a violência contra esses grupos crescem a cada ano, números crescentes que alertam para a tamanha expressão e percebemos real necessidade de políticas públicas eficazes por meio do Estado, principal interventor do cidadão e produtor de mecanismos que venham tentar erradicar o fenômeno social da homofobia ou menos minimizar tamanha violação sofrida por cidadãos LGBT’s.

5. METODOLOGIA

A pesquisa será bibliográfica, observando  as teorias dos autores, bem como dados e outros elementos que venha a construir a fundamentação desta pesquisa. Será utilizado para isso,  livros, jornais,  artigos,  sites,  blogs, revisões bibliográficas,  ensaios etc..

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22 Kb)   pdf (136.2 Kb)   docx (22.7 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com