TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Virtual Private Network

Ensaios: Virtual Private Network. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/2/2015  •  3.579 Palavras (15 Páginas)  •  306 Visualizações

Página 1 de 15

1- INTRODUÇÃO

Este estudo visa a segurança dos dados que são trafegados pelas redes de computadores, quando se fala em ambientes corporativos a segurança tem que ser mais rigorosa para garantir a integridade dos dados.

A VPN (Virtual Private Network) disponibiliza, por meio de uma rede pública, uma caminho que se comporte como uma linha privativa para intercomunicar dois equipamentos com segurança. Esse caminho (é chamado túnel) simula ser privativo e sem compartilhamento, de forma a fornecer segurança à conexão. Os dados que o percorrem são criptografados de modo que, teoricamente, somente o transmissor e o receptor os entendem; por isso a segurança de que o canal de comunicação funciona como se fosse privativo.

Desta forma é interligado redes locais distantes pela internet, fazendo com que a interligação comporte-se como uma rede privada (não compartilhada por estranhos às redes da empresa).

É muito importância garantir a Confidencialidade – Garantir que mesmoque os dados sejam capturados, não possam ser entendidos; Integridade – Garantir com que os dados adulterados e reencaminhados, não tenham sucesso, permitindo que somente dados válidos sejam recebidos pelas aplicações VPN; Autenticidade – Garantir que somente usuários e equipamentos que tenham sido autorizados a fazer parte de uma determinada VPN possam ter acesso aos dados.

O IPSec (IP Secure) é um padrão que tem se sobressaído dentre os outros. Mas não sem motivo, pois o IPSec é o protocolo que oferece a estrutura mais completa para VPNs. O IPSec oferece conexão de rede local para rede local, e de cliente para rede local, Esse protocolo está sendo adotado por um número cada vez maior de fabricantes de equipamentos de rede e programas para computadores, tornando-se cada vez mais o padrão de facto.

A estrutura desse projeto se dá de maneira de fácil entendimento na área de tecnologia compatível aos métodos adotados pela da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

1.1- Objetivo Geral

Nosso objetivo é realiza um estudo sobre Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual (VPN), que utiliza as redes públicas para trafegar dados com mais segurança, nosso propósito é tentar explicar o funcionamento do protocolo IPSec na VPN.

1.2- Objetivo Especifico

Explicar conceitos sobre a segurança da Virtual Private Network ou Rede Privada Virtual VPN, definir a utilização de novos softwares, para gerenciar o trafego e controlar o acesso na VPN. Identificar as topologias que podem se aplicadas na VPN, topologia utilizando o Firewall, aplicar os principais elementos de conexão como: criptografia, autenticidade, tunelamento, integridade e privacidade e definir o protocolo de segurança ideal para ser usado na rede VPN.

1.3- Justificativa

Com a necessidade de ter uma comunicação de dados mais segura através da internet, optamos pela tecnologia Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual. A segurança é uma das principais características da VPN. Uma vez que os dados privados serão transmitidos pela internet que é um meio de transmissão inseguro, os dados precisam ser protegidos de forma a não permitir que sejam modificados ou interceptados e as redes VPNs podem oferecer essa segurança, através da criação de túneis de criptografia entre pontos autorizados, criando a traves da internet que é uma rede pública para transferência de informações, de modo seguro.

2- VIRTUAL PRIVATE NETWORK (VPN)

A sigla VPN significa Virtual Private Network, ou seja, Rede Privada Virtual, onde:

• Rede corresponde às redes de computadores;

• Privada corresponde à forma como os dados trafegam neste caso os dados podem ser criptografados o que garante a privacidade das informações;

• Virtual por não fazerem, necessariamente, parte do mesmo meio físico (FAGUNDES, 2007).

A VPN surgiu da necessidade de se utilizar redes de comunicação não confiáveis para trafegar informações de forma segura. As redes públicas são consideradas não confiáveis. Tendo em vista que os dados que nelas trafegam estão sujeitos a interceptação e captura. Em contrapartida, estas redes públicas tendem a ter um custo de utlização inferior aos necessários para o estabelecimento de redes proprietarias, envolvendo a contratação de circuitos exclusivos e independentes (FAGUNDES, 2007).

Uma VPN é uma rede privada construída sobre a infra-estrutura de uma rede pública já existente, normalmente a Internet, onde o acesso e a toca de dados só são permitidos a pessoas que estejam autorizadas. Desta forma, tem-se a construção de um túnel entre duas ou mais redes, pelo qual pode ser configurado para garantir autenticidade de dados, sigilo de informação, controle de acesso através de criptografia do tráfego de informação entre uma rede e outra.

A Virtual Private Network (VPN) ou Rede Privada Virtual é uma das formas de se unir diferentes redes de uma empresa, onde se utiliza para isso um meio público para o tráfego dos dados entre elas, que geralmente é a internet. Sua principal característica é criar “túneis virtuais” de comunicação entre essas redes, de forma que os dados trafeguem criptografados por estes túneis, aumentando a segurança na transmissão e recepção dos dados (CYCLADES, 2000).

De acordo com Kolesnikov, “as vantagens de utilizar uma VPN estão relacionadas à segurança, transparência, facilidade de administração e redução de custos” (KOLESNIKOV, 2002).

Além disso, uma VPN possui a capacidade de expandir a quantidade de computadores que podem ter acesso a esta rede, sem investir em infra-estrutura extra e permite suporte a usuários móveis, sem a utilização de banco de modems ou servidores de acesso remoto, ajudando a aumentar a flexibilidade e diminuir os gastos com equipamentos extras (SCRIMGER , 2002).

As “VPN´s são redes de computadores separadas fisicamente e que através de um meio publico de comunicação – geralmente a Internet - comunicam-se de forma segura, com a utilização de criptografia”(VASQUE, SHUBER, 2002).

Para que a transparência não deixa que usuários, aplicações e computadores percebam a localização física dos equipamentos que estão sendo utilizados, permitindo que eles sejam acessados em lugares remotos como se estivessem presentes localmente, facilitando o gerenciamento das redes além da segurança, uma grande vantagem da VPN é redução de

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com