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A Aurora Da Filosofia Grega

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Por:   •  24/10/2014  •  424 Palavras (2 Páginas)  •  765 Visualizações

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A Aurora da Filosofia Grega

Questões em grupo:

1)Apresente os traços gerais da cosmologia grega.

Os traços gerais da cosmologia grega são:

-impressionava-se profundamente com a transitoriedade das coisas.

- sem convicções religiosas muito definidas.

-pessimismo fundamental em sua perspectiva de vida e sem convicções muito definidas.

-os homens passaram a se preocupar com a velhice.

-Não se contentavam em ver o mundo como uma perpetua disputa entre contrários, sentiam que estes deviam ter uma base comum, da qual provinham e para a qual tinham de retornar.

-procuravam algo mais primordial que os contrários, algo que persistisse através de todas as mudanças e só deixasse de existir numa forma para ressurgir em outra. Se referiam a esse algo como ‘’sempre novo’’ ‘’imortal’’.

-afirmavam que o verdadeiro interesse estava no processo do devir e do crescimento.

-as mudanças das estações são claramente acarretadas pela usurpação de um par de contrários, o frio e o úmido, o quente e o seco, que por sua vez usurpa o primeiro.A usurpação de um contrário a outro era descrita como uma injustiça, e a devida observância de um equilíbrio entre eles como justiça, o “cosmos”.

2) Trate o problema da Physis e do Movimento (devir) a partir do texto.

Sobre a Physis podemos dizer que:

-a Physis foi introduzida em Atenas por Anaxágoras.

-o nome Physis foi dado aquele algo permanente de que era feito o mundo.

-os primeiros cosmólogos, estavam à procura de um algo imortal e sempre novo expressavam essa idéia dizendo que havia uma Physis de todas as coisas (cada um com sua própria Physis).

-todas as escolas pré-socráticas diziam a respeito da substância primordial; o principal interesse de todos era a busca do que havia de permanente no fluxo das coisas.

Sobre o movimento podemos dizer que:

-Aristóteles e seus seguidores, acreditavam que os primeiros cosmólogos também acreditavam em um movimento eterno, porem não há qualquer chance de que os iônicos tenham dito algo sobre a eternidade do movimento em seus escritos.

-nos tempos primórdios não era o movimento, mas o repouso que tinha de ser explicado.

-é improvável que a origem do movimento tenha sido discutida antes de a possibilidade do próprio movimento ser negada.

-Parmênides e seus sucessores aceitaram a realidade do movimento e foram obrigados a demonstrar como se originava.

-segundo Aristóteles os primeiros pensadores não sentiram necessidade de atribuir uma origem ao movimento.

-a natureza do movimento existiu antes do começo do mundo, já que lhe deu origem.

-não atribuir qualquer movimento regular ou bem definido á substância primordial dos primeiros cosmólogos.

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