TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A CIÊNCIA E MÉTODO CIENTIFICO

Por:   •  10/6/2019  •  Relatório de pesquisa  •  2.509 Palavras (11 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI

CURSO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA

DISCIPLINA: METODOLOGIA CIENTÍFICA

RELATÓRIO

CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO

Alunos:

Gabriel Magalhaes Soares Andrade

Ian Mateus Trindade Nascimento

Maria Elayne Bizerra de Sousa

Ramon Araújo Rodrigues

Deusimar Lemos Matos

Professora:

Maria das Graças Moita Raposo Pereira

Teresina

2019

GABRIEL MAGALHAES SOARES ANDRADE

IAN MATEUS TRINDADE NASCIMENTO

MARIA ELAYNE BIZERRA DE SOUSA

RAMON ARAÚJO RODRIGUES

DEUSIMAR LEMOS MATOS

CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO

Relatório apresentado à disciplina Metodologia Científica como pré-requisito da avaliação da Unidade III.

Professora:

Maria das Graças Moita Raposo Pereira

Teresina

2019

RESUMO

A metodologia da pesquisa cientifica aborda a introdução dos processos de investigação no auxilio da construção do saber. Para que uma informação seja considerada verdade, ou que haja uma busca para determinada dúvida, é necessário desenvolver caminhos, no estudo teórico e prático, que sejam determinantes para considerar aquilo como válido. A pesquisa científica torna aquele processo, que ainda não é considerado relevante, em ciência. A ciência se divide em três: ciência grega, moderna e contemporânea. Este trabalho objetiva a classificação de cada uma dessas ciências, além de trazer os métodos hipotético-indutivo, que aceitava todo resultado como uma verdade absoluta, e o método hipotético dedutivo, que trabalha em cima de um série de hipóteses e processa o resultado baseado em sua falibilidade, trazendo o preceito de que a ciência esta em constante evolução, estimulando o investigador a estar sempre em busca de novidades.

SUMÁRIO

1. Ciência: busca do saber? ............................................................................................. 05

2. Ciência e método: suas concepções............................................................................. 05

3 Ciência e método: a abordagem da ciência moderna.................................................... 06

4 A visão contemporânea de ciência e método................................................................ 08

Referencias...................................................................................................................... 11

1. Ciência: busca do saber?

Koche (2011) afirma que a ciência está ligada a dois fatos sobre a presença da humanidade. O primeiro, ocorreu no ano de 1919, quando um grupo de cientistas do hemisfério sul conseguiram atestar a Teoria de Einstein ou Teoria do espaço curvo que o espaço é encurvado durante um eclipse solar. Os cientistas constataram que as estrelas ao passarem pelo sol sofriam um desvio de 1,7”.

O segundo fato ocorreu no ano de 1945, durante a Segunda Guerra Mundial, quando as cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki foram destruídas por uma bomba atômica. Este acontecimento atestou o poder da ciência para transformar a realidade do homem e da natureza.

O conceito de ciência para os leigos remete a ideia de trazer soluções práticas e imediatas aos problemas da humanidade. Estes, não distinguem o produto científico do produto técnico.

Segundo Koche (2011) a principal motivação para a pesquisa científica é de caráter prático: conhecer e comprovar os fatos e acontecimentos. Controle que tem o objetivo de satisfazer as necessidades humanas e estabelecer um controle prático sobre a natureza. Além do que os cientistas dão ênfase aos resultados práticos da pesquisa para atrair os investidores de grupos econômicos e políticos.

2. Ciência e método: suas concepções

        A ciência apresenta 3 (três) períodos: a ciência grega, que vai do século VIII até o final do XVI. A ciência moderna, que percorre o século XVII até o início do século XX. E, por último, a ciência contemporânea, que vai do início do século XX até hoje.

No que se refere a ciência grega, era considerada a filosofia da natureza com o objetivo de buscar o saber, compreender a natureza das coisas e do homem. Neste período, não havia distinção entre ciência e filosofia.

Os pré-socráticos tinham como representantes: Tales de Mileto, Heráclito, Demócrito (etc.). Estes, retiravam a explicação da natureza pela mitologia, caótica, e começam a perceber a existência de uma ordem natural.

O universo passava a ser ordenado por princípios (Arché), inerentes à própria natureza. A principal pergunta desenvolvida pelos pré-socráticos era: Existe uma essência eterna que determinava a existência das coisas? O método utilizado era o da especulação racional, em que se elabora teorias racionais para os fenômenos naturais.

A abordagem platônica tem como principal representante Platão. O filósofo afirmava que a essência do mundo era acessível ao entendimento através da Ideias. Este, utilizou o método do conhecimento racional intuitivo. Segundo KOCHE (2011), Platão “destrói o valor da experiência empírica como fonte e critério de julgamento do conhecimento e valoriza a intuição racional como mecanismo para se apropriar da essência do real” (KOCHE, 2011, p.43).

A abordagem de Aristóteles (384 – 322 a.C.), discípulo de Platão, era perceber a ciência como produto de uma elaboração do entendimento em íntima colaboração com a experiência sensível. O filósofo afirmava que havia dois processos para se fazer ciência.

O primeiro era usando o princípio indutivo (sentidos) que define as formas e efetua a passagem progressiva dos dados materiais e mutáveis (Sentidos) para os imateriais e imutáveis (Ideias). O segundo princípio era o da causa em que era possível determinar a causa de um fenômeno natural, ou melhor físico.

Aristóteles usava a ciência discursiva com a finalidade de observar a realidade a partir de princípios para, em seguida, postular princípios universais, expresso por encadeamento lógico de ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18 Kb)   pdf (159.9 Kb)   docx (17 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com