TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA FAMÍLIA NA IDADE DA PEDRA

Por:   •  12/6/2017  •  Monografia  •  2.741 Palavras (11 Páginas)  •  2.156 Visualizações

Página 1 de 11

CAPÍTULO I – A EVOLUÇÃO DA FAMÍLIA

  1. FAMÍLIA NA IDADE DA PEDRA

        Segundo Haja (1983), o estudo divide família pré-histórica foi certificada humanamente não a demanda com a descoberta dos corpos de uma casa, uma mulher, um homem e duas crianças, enterrados juntos e agarrados, teste de DNA indicaram que os quatros tinham parentesco biológico.  “Ao fixar-se ligação tiveram o convencimento da presença de uma clássica família nuclear em uma época pré-histórica.”

        Disse o pesquisador Wolfgang Haja (1983), ’’os restos mortais mostram há 4,6 mil anos (Período Neolítico, no qual o homem começou a praticar a agricultura e se torna sedentário). A necessidade do sexo seja estilo papai e mamãe e usavam ate mesmo método anticoncepcional pelo menos é isto que indicam os estudos feitos por arqueólogos baseados em objetos como estatuas, pinturas rupestres, porque é caracterizada justamente pela existência de documentos escritos.

        “Chegar à verdade acerca da pré-histórica é quase impossível, a arte pré-histórica grande parte da qual tem conteúdo sexual explicito, revelam coisas quais as pessoas pensavam, mais não podem refletir por completo o que realmente faziam”, afirma o arqueólogo Timothy Taylor (1987).

  1. O CASAMENTO NO PALEOLÍTICO

        Na idade da pedra lascada, os mais dominantes se casaram com varias mulheres, seguindo o comportamento de animais polígamos, como o bisão, o veado, já no neolítico, a idade da pedra polida, a monogamia passa a ser predominante. Nessa época os homens passaram a domesticar os animais. Observando o estilo de vida dos bichos e o papel da procriação, os homens passaram a monogamia (AUTOR, ano).

        Já havia dentro desta sociedade familiar, homossexualidade masculina e feminina, pesquisadores apontam que é comum em mais de 200 espécies de mamíferos, aves, répteis, anfíbios, peixes e insetos, o que poderia indicar que também era praticado pelos homens pré-históricos, por que a relação entre o homem pré-histórico com animais era bem próxima. Há uma pintura rupestre de cerca de 3000 a.c. em Val Camoeca, na Itália, que mostra um homem copulando com um asno. Já na Sibéria uma imagem de um homem copulando com alces (AUTOR, ano).

        Diante do exposto,  vimos que o desejo de acasalar existe desde a pré-história, ou seja, já havia necessidade em viver em bandos e ter um meio afetivo.

 1.3 A FAMILIA NA IDADE MEDIA

               

         A família na história ocidental sempre existiu, na forma que somos informados, por historiadores, mas sempre de forma diferente de acordo com seu meio e sociedade, podemos ver que na antiga sociedade romana ela vem ser marcada por ser um povo muito individual, o machismo era nítido, ele era o chefe da casa e só ele tinha autoridade, sobre o lar, era proprietário da família e da própria esposa, tinha poder ilimitado sobre a família que era totalmente submissos as suas decisões (AUTOR, ano). 

        Naquela época, os netos também tinham total obediência ao avô, muito mais que seus próprios pais, na idade média toda sua base era na família, era fundada no  modelo de casamento cristão, na verdade a compreensão era que o casamento era um contrato matrimonial,  bem diferente da atualidade onde a mulher também tem voz de comando, neste casamento que estamos averiguando neste momento a família era fundada na união do homem da mulher e dos filhos, que obviamente era fruto desse casamento, então essa família arcaica, e machista tinha como conceito (AUTOR, ano).

                  A mulher e filhos eram inteiramente   submetidos a cada decisão do marido, a família era uma espécie de estado latente, todos tinham que viver pela personalidade do pai, na antiguidade a criança era a grande sacrificada, identificada como objeto, a vida dela não pertencia a ela e sim ao pai (AUTOR, ano). 

                  Na idade média, o marco do império romano, durante esta era a religião teve importante papel de mediadora dos comportamentos sociais, interferia na decisão do estado e da família, exigindo devoção dos fiéis, a igreja católica foi a que mais se destacou e influenciou como todo nesta época, ou seja, considerada a idade das trevas, uma época considerada pelos estudiosos obscura, por falta de registro (AUTOR, ano). 

             Na verdade, desde a idade média, neste contexto, justamente a sua organização baseada na família, em um novo modelo de casamento cristão. Ao compreender-se o matrimonio, como um contrato a ser estabelecido entre o casal, dar-se voz também a mulher. A família se funda assim na união do homem  e da mulher e nos filhos que naturalmente virão dessa união, e a visão que toma por modelo da sagrada família,  cuja devoção, aumenta continuamente ao longo da idade média, claro que os casamentos arranjados continuam a acontecer mais vale quase sempre tanto para o homem como para uma  mulher (AUTOR, ano).

            A união não se estabelece como uma antiguidade romana como uma concepção estatística da autoridade de seu chefe, mas por este novo fato de ordem tanto biológica como moral, todos os indivíduos que compõe uma mesma família são unidas pela carne e pelo sangue, seus interesses não solidários. E nada e solidários do que a afeição natural que o anima, uns pelos outros (AUTOR, ano).

          Todo relacionamento, e estabelecido sobre o modo familiar, os dos senhores com seus vassalos sendo, por sua vez, senhor dos mesmos. Todos, entretanto fazem parte de mais concretos, os aprendizes moram com os mestres e participam de sua vida familiar, vassalos com frequência a mesa de seus senhores, como um sentido mais abstratos, porem igualmente presente. São todos irmãos em Cristo, integrantes da grande família que e a cristandade (AUTOR, ano).

1.4 FAMILIA MODERNA.

        Por muito tempo, tivemos o retrato do pai como o protetor e o líder soberano do lar, e a mãe como ajudadora do lar, retrato de carinho, educação aos filhos, mas a velocidade das mudanças nos aparece e tudo fica impossível ser acompanhado o retrato antigo, ficando cada vez mais complexo a modelo família, e deixando confuso quem e quem diante de suas posições dentro de casa e até mesmo dentro da ordem social.  

               Vendo historicamente, o conceito de família mudou, o tempo foi transformando este modelo, mas mesmo com todas as mudanças, a família nuclear ainda e a mudança e a figura de família moderna, ainda podemos afirmar que é a união social, mais comum de um sistema social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.2 Kb)   pdf (98.9 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com