TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Etica Filosofica

Por:   •  29/9/2021  •  Projeto de pesquisa  •  46.546 Palavras (187 Páginas)  •  99 Visualizações

Página 1 de 187

Tudo o que voce precisa saber sobre Ética

Maria de Lourdes Borges        

Darlei Dall’Agnol

Delamar Volpato Dutra


SUMÁRIO

1-Introdução

2-Ética do dever

3-Ética Utilitarista

4-Ética de Virtudes

5-O contratualismo

6-A reformulação kantiana da ética

7-Direitos Humanos

8-Conclusão


1

O que é ética? Divisões da ética

________________________________________________________________________  

1.1.O que é ética?

A ética é a disciplina que procura responder às seguintes questões: como e porque julgamos que uma ação  é moralmente errada ou correta? Quais os critérios que devem ser utilizados para tal? Várias respostas são, hoje, dadas a estas perguntas: podemos afirmar que a ação correta é aquela 1) que maximiza a felicidade de todos, 2) que é praticada por um agente virtuoso 3) que está de acordo com regras determinadas, ou ainda, 4) que pode ser justificada aos outros de forma razoável.

        O procedimento de determinação da ação correta varia conforme a escola filosófica, bem como a razão pela qual se adota esta procedimento. O estudo das várias correntes de determinação da ação correta é o que chamamos de ética normativa. Além desta, temos ainda a meta-ética, que estuda as condições de verdade e validade dos enunciados éticos e a ética aplicada, que procura resolver conflitos práticos utilizando os princípios obtidos pela ética normativa.

        

1.2.Divisões da ética: Meta-ética , Ética normativa e Ética aplicada

        A ética  divide-se em três campos: meta-ética, ética normativa e ética aplicada. A ética normativa pretende responder a perguntas tais como “O que devemos fazer?” ou de forma mais ampla “Qual a melhor forma de viver bem?”. As respostas a estas questões são dadas, seja através da determinação da ação ou regra correta, seja através da determinação mais ampla de um caráter moral.

A meta-ética, diferentemente da ética normativa, não pretende determinar o que devemos fazer, mas investiga a natureza dos princípios e teorias morais. Eles são objetivos? São absolutos? Fazem parte daquilo que podemos conhecer? Podem ser verdadeiros num mundo sem Deus?  

A chamada ética aplicada é a aplicação de princípios retirados da ética normativa para resolver problemas éticos cotidianos. Ela procura resolver problemas práticos de acordo com princípios da ética normativa. Usualmente, as correntes de ética aplicada têm-se detido, não apenas em princípios de uma corrente, mas apresentam centralmente princípios da ética utilitarista,tais como a consideração das conseqüências, conjugados com princípios da ética deontológica, tais como a consideração da dignidiade da pessoa e respeito pela sua livre decisão.

Um dos desenvolvimentos da ética aplicada deu-se principalmente para resolver os problemas relacionados à vida, recebendo o nome específico de bioética. A bioética trata de assuntos tais como aborto e eutanásia, relações entre médico e pacientes, pesquisa com seres humanos, manipulação genética etc. Além disso, a ética aplicada ocupa-se com problemas relativos ao meio ambiente, aos direitos dos animais e às questões morais nas trocas comerciais.

        Neste livro, nos deteremos na ética normativa e suas correntes principais.

 

1.3. Ética normativa e suas divisões:

Podemos dividir as correntes da ética normativa em duas grandes linhas: éticas teleológicas e deontológicas. As primeiras determinam o que é correto de acordo com uma finalidade (télos) a atingir. Suas duas correntes principais são: ética conseqüencialista (baseia-se nas conseqüências da ação) e ética de virtudes (baseada no caráter moral ou virtuoso do indivíduo).

As éticas deontológicas procuram determinar o que é correto, não segundo uma finalidade a ser atingida, mas segundo regras e normas para a ação. Uma das correntes mais importante da ética deontológica é a ética kantiana ou ética do dever.

Temos três formas de egoísmo ético:

1) sustento que todos devem agir em meu próprio interesse,

2) devo agir em meu interesse próprio, mas não digo como todos devem agir,

3) sustento que todos devem sempre agir em seu interesse próprio (egoísmo ético universal)

A principal vantagem do egoísmo ético é a facilidade de determinar o próprio interesse, comparado com a dificuldade de determinar o que seria do interesse de todos, ou o que traria maior benefício para todos.  O problema com a primeira e segunda versões é que seria benéfica apenas para um indivíduo e não pode ser aplicada à humanidade em geral. A terceira formulação poderia ser aplicada à humanidade em geral, já que ela não estipula que o interesse de um indivíduo apenas deva ser atendido, mas que cada um deve buscar a satisfação dos próprios interesses. O problema com a terceira forma é que não teríamos condições de enunciar normas ou ações com validade universal, se levarmos em consideração que as pessoas têm interesses, muitas vezes, mutuamente excludentes.  Exemplo: João, a fim de satisfazer seu interesse, deve realizar a ação A . Pedro, a fim de realizar seu interesse deve realizar a ação B. Suponhamos que a ação B seja contrária aos interesses de João e que a ação A seja contrária aos interesses de Pedro. Tanto Pedro quanto João poderiam enunciar apenas “João deve fazer A e Pedro deve realizar B”. A enunciação de máximas universais tais como “Todos devem fazer A” ou “Todos devem fazer B” não seria permitido, pois A fere os interesses de Pedro e B fere os interesses de João.

Visto que os interesses dos agentes são diversos, a dificuldade do egoísmo ético em enunciar máximas que tenham pretensão de valer para todos significa uma limitação para esta teoria.

O utilitarismo defende que todos devem agir de forma a realizar o maior bem ou felicidade para todos em questão. O utilitarismo,  divide-se em utilitarismo de ação ou de regra. Segundo o utilitarismo de ação, cada indivíduo deve analisar a situação particular na qual se encontra e descobrir qual a ação que trará o maior benefício para todos os envolvidos. Visto que cada situação é única, não podemos determinar regras de ação universais tais como dizer sempre a verdade, já que nem sempre tais regras trariam o maior benefício para os envolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (294.9 Kb)   pdf (709 Kb)   docx (138.8 Kb)  
Continuar por mais 186 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com