TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha : Ética - Reflexão cientifica ou filosófica

Por:   •  28/4/2015  •  Resenha  •  917 Palavras (4 Páginas)  •  256 Visualizações

Página 1 de 4

O estudo da Ética são aquelas coisas que todo mundo dizem saber, mas quando se é indagado o que é as pessoas se complicam em dizer. Normalmente e entendida como uma reflexão cientifica ou filosófica e em alguns casos suas características Teológicas são usadas base. A ética  também pode ser o estudo das interações dos costumes, ou se realizar através  de um tipo de comportamento. E a reflexão científica, mas que tipo de ciência seria a ética? E uma ciência social que vai observa as normas de comportamentos, costumes e a liberdade. Vamos nesse texto buscar uma analise realizada pelo autor Álvaro L. M. Valls, sobre a ética histórica levando em consideração suas fases desde a pré historia até agora. Também iremos fazer reflexões sobre problemas gerados dentro da Etica.

“Didaticamente, costuma-se separar os problemas teóricos da ética em dois campos: num, os problemas gerais e fundamentais (como liberdade,consciência, bem, valor, lei e outros); e no segundo, os problema específicos, de aplicação concreta, como os problemas da ética profissional, da ética política, de ética sexual, de ética matrimonial, de bioética, etc. É um procedimento didático ou acadêmico, pois na vida real eles não vêm assim separados.”( Álvaro L. M. Valls, 1994)

Vamos iniciar nossas abordagem com o autor separando  os problemas que emergi da ética em dois campos para buscar uma melhor compreensão dessas intervenções no comportamento como um todo. No primeiro ele aborda os problemas fundamentais, a meu ver no primeiro campo se e representado pela relação do individuo somente com ele mesmo, ou seja, o ser individual levando em conta seu valores como, por exemplo, sua liberdade, consciência, bem, valor, lei e etc. No segundo campo ele aborda o tema de uma forma a relacionar o individuo com os temas éticos relacionado a sociedade. Por mais que o autor diga que esse tema não se separa, é possível se observar que muitas vezes somos obrigados a tomar decisões, por exemplo, no campo da ética trabalhista que em diversas vezes vai de desencontro aos nossos valores éticos. Sendo assim e possível observar duas vertentes para a ética, a ética singular e a ética plural.

 

“Não são apenas três pensadores (Sócrates, Platão e Aristóteles) os responsáveis por esta fabulosa concentração de saber, e por esta incrível análise e reflexão sobre o agir do homem, mas talvez valha a pena esquematizar rapidamente algumas das idéias dos dois últimos, para ternos uma imagem de como os problemas éticos eram formulados naqueles tempos. A reflexão grega neste campo surgiu como uma pesquisa sobre a natureza do bem moral, na busca de um princípio absoluto da conduta. Ela procede do contexto religioso, onde podemos encontrar o cordão umbilical de muitas.”

( Álvaro L. M. Valls, 1994)

Na Grécia foi onde se deu inicio as maiores produções filosóficas e foi onde se discutiu muito sobre ética e moral. O Autor afirma uma criação filosófica da etica e da moral tendo como base a suas pesquisas em volta da

Natureza do bem moral, Essa busca da conduta absoluta em algumas vezes se fazia acima da vontade da própria pessoa. Por exemplo, para os gregos a vida publica estava sempre acima da vida particular, moralmente paro o grego o homem nascia para a vida publica sua felicidade plena estaria ligada ao trabalho na política dentro do estado. Contudo tudo para os gregos a ética estava ligada ao respeito das leis e quem desrespeitava as leis desrespeitava a todos que era por ela protegido e beneficiado, devido ao fato de todos estarem ligados no modo de vida político os resultados de suas ações tem efeito sobre todos. Essa e a consequência da ética individual sobre a coletiva, todas as duas estão intrinsecamente ligadas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (86.7 Kb)   docx (12.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com