TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ética filosofica

Por:   •  26/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  567 Palavras (3 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 3

Ética cristã (Santo Agostinho)

Para Santo Agostinho, é infeliz que o homem que conhece todas as coisas e desconhece o pai criador de tudo, assim nada eles conhecem. O cristianismo refletiu todas as condições que precisamos para que as pessoas possam conviver bem com as outras pessoas, em um lugar feliz.
             A ética do Agostinho  pode se ressaltar em que a felicidade é plena e não pode ser encontrada no plano material e só dependia da vida eterna. Ou seja, para manter a vida em Deus, para que o ser humano chegue a esse Deus. 
             Agostinho explica que a vida segundo ao espírito santo ou ao amor, humildade e justiça. O livre árbitro da vontade e da liberdade, ele rompe o conceito da liberdade, que estava fundamentada em um tê-los público e com o maniqueísmo. Enfatizado em que Deus criou o mundo e por causa disso não existe o mal. 
A possibilidade entre o bem e o mal era/é o livre árbitro do homem. O que pode afastar o homem de Deus é a má fé. A fé é a razão que busca a sua felicidade plena.

Estética medieval (Tomais de Aquino)

             Estética Medieval (Tomais de Aquino) Estética é a área da filosofia que estuda racionalmente o belo, aquilo que desperta a emoção por meio da contemplação.

             Tomais de Aquino- “Para aqueles que têm fé, nenhuma explicação é necessária”. Para aqueles sem fé, nenhuma explicação é possível. São Tomás de Aquino afirma que os aspectos subjetivos são importantes, na medida em que são necessárias a intuição e a imaginação do sujeito para a recriação e fruição da Beleza do objeto.

              Desse modo podemos concluir que a Beleza, para Tomás de Aquino, é resultado de características inerentes ao objeto que, flui pelo sujeito, o agradam. Tais características seriam a integridade, a harmonia e a claridade, semelhantes ao pensamento aristotélico, embora o pensamento tomista não restrinja a beleza à grandeza, como Aristóteles fez. O conceito de claridade, e semelhante ao ideal platônico, é aqui uma característica objetiva e vista de formas harmoniosas da própria matéria.

               Podemos ver claramente que para São  Tomais de Aquino há diferentes formas de harmonia, claridade e integridade nos objetos, a depender da finalidade pretendida por seu criador. Para ele tudo que e bom e belo, a beleza e uma característica do belo. Para o filosofo não podia existir contradição entre fé e razão, ele afirmava que toda criação é boa, tudo o que existe é bom por ser criação de Deus, o mal não teria sido criado por Deus, mas teria surgido em decorrência do livre-arbítrio humano (ausência do bem). O pensamento de Aquino se dá através de comparações, para afirmar se algo é mais ou pior é preciso ter algo como parâmetro comparativo e esse para ele, é Deus, a imagem da perfeição.


Referencias:

Autor: Ana Lucia Santana

Texto: estética

Link: http://www.infoescola.com/artes/estetica/.

Data de acesso 16/07/15

Autor: Thomas. J. D.

Texto: Ética crista.

Link: http://m.monografias.brasilescola.com/religiao/etica-crista.htm 

 Data de acesso 16/07/15

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (93.3 Kb)   docx (297 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com