TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fernão Lopes:O melhor prosador Português da Idade Média

Artigo: Fernão Lopes:O melhor prosador Português da Idade Média. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2013  •  Artigo  •  1.143 Palavras (5 Páginas)  •  730 Visualizações

Página 1 de 5

Fernão Lopes:O melhor prosador Português da Idade Média.

Em 1418 um dos secretários da família real e da corte Fernão Lopes foi nomeado guarda-mor da Torre do Tombo,importante cargo de confiança,pois lhe reservava a função de chefe dos arquivos do estado .E é com ele que têm início realmente as crônicas históricas de Portugal,constituindo Fernão Lopes o nome mais importante da prosa da época.

Os textos de Fernão Lopes manifestam uma visão bastante moderna da história:contrariamente a outros textos de cronistas medievais.

É atribuída a Fernão Lopes a autoria das seguintes crônicas:'' crônica de D.Fernando''

''crônicas de D.João I ''(primeira e segunda parte)

Neste texto Fernão Lopes narra um fato que o ajuda a traçar o perfil de D.Pedro

,chamado ''O justiceiro'',que viveu de 1320 a 1367.Seu reinado durou dez anos (1357-1367)

[...]

E pois que escrevemos que foi justiçoso ,por fazer direito direito em reger seu povo,bem é que ouçais duas ou três cousas,para verdes o jeito que nisto tinha.

Assim aveio que,pousando ele nos paços de Belas,que ele fizera,dois seus escudeiros,que grã tempo havia que com ele viviam,sendo ambos parceiros,houveram conselho que fossem roubar um judeu que pelos montes andava,vendendo especiaria e outras cousas.E foi assim ,de feito,que foram buscar aquela suja preia,e roubaram-no de todo;e (o pior disto )foi morto por eles ...

A Nova poesia

Ao longo do século xv,a poesia começa a separar-se da música.Vai deixando de ser letra de música para ser texto poético,passando a ser feita apenas para leitura.O trovador dá lugar ao poeta.

Sem apoio da música ,o poeta busca o ritmo na própria linguagem verbal,explorando novas formas métricas e outras possibilidades poéticas.

Cantiga sua partindo-se

Senhora, partem tam tristes

meus olhos por vós, meu bem,

que nunca tam tristes vistes

outros nenhuns por ninguém.

Tam tristes, tam saudosos,

tam doentes da partida,

tam cansados, tam chorosos

da morte mais desejosos

cem mil vezes que da vida.

Partem tam tristes os tristes,

tam fora d'esperar bem,

que nunca tam tristes vistes

outros nenhuns por ninguém.

trata-se da composição mais conhecida do Cancioneiro Geral.

Cantiga sua Partindo-se, é amplamente conhecida e apreciada, onde a limpidez da linguagem e os achados expressivos servem de coro a uma primorosa síntese do lancinante sentimento de amar e ter de partir.

O Cancioneiro geral

Inspirado na iniciativa dos espanhóis de organizarem cancioneiros poéticos ,Garcia de Resende ,um poeta frequentador da corte portuguesa ,complicou o Cancioneiro geral,que constitui a fonte mais importante para o conhecimento da poesia produzida nas cortes portuguesas do século XV.

Reflete-se nessa coletânea o rico ambiente cultural da península ibérica .

Publicado em 1516,o cancioneiro geral enfaixa poesias escritas desde praticamente 1450.no prefácil .Garcia de Resende lamenta que os feitos marítimos portugueses e suas aventuras guerreiras não tivessem encontrado ainda expressão num grande poema nacional.

Características gerais

No Cancioneiro geral,predomina o lirismo amoroso,expressão de forma mais sutil e sofisticada do que ocorre nas cantigas trovadorescas.

O verso de sete sílabas (redondinha maior) e o de cinco sílabas (redondilha menor)predominam.A estrutura paralelística ,tão comum nas cantigas trovadorescas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com