TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância da Liberdade

Por:   •  29/5/2022  •  Resenha  •  576 Palavras (3 Páginas)  •  98 Visualizações

Página 1 de 3

Toda pessoa em algum momento de sua vida duvida da existência da liberdade. No entanto, ninguém pode duvidar que a natureza humana é fundamentalmente moldada pela liberdade. Em outras palavras, a liberdade é uma condição fundamental da vida humana. Se não houvesse liberdade, estaríamos longe de ser humanos. Nesse sentido, somos o que somos para a liberdade. E o que é liberdade? A liberdade é uma condição para a autonomia do sujeito. É a capacidade de dizer não quando todos dizem sim.

Claro, liberdade não é desapego. Liberdade implica responsabilidade. Responsabilidade pela própria vida, pela vida dos outros e, portanto, pela vida das gerações futuras. A liberdade não se joga, porque quem a perde tende a apreciá-la. A liberdade é o maior bem da existência humana. Quem é educado na liberdade tem mais chances de ser defensor da liberdade do que quem não a tem. Só quem é livre sabe valorizar a liberdade. Em geral, quem não ama a liberdade comenta a injustiça.

Não há dúvida de que a liberdade de expressão é um direito fundamental. Na maioria dos países civilizados, a liberdade de expressão é reconhecida como um direito fundamental. Interessa-nos agora examinar a justificação que levou ao reconhecimento da liberdade de expressão como direito fundamental. A ideia de liberdade se enquadra em duas categorias amplas. Na primeira categoria de razões, a liberdade de expressão é apenas instrumental; é um meio para um fim importante. A segunda categoria de fundamentos da liberdade de expressão pressupõe que ela é importante em si mesma, e não apenas em relação às consequências que essa lei pode acarretar.

Para estes, a liberdade de expressão pode ser apresentada como um valor intrínseco, como um bem autônomo, como um fim; alternativamente, sua prática pode ser vista como um canal para o desenvolvimento de indivíduos mais ponderados e maduros e, portanto, em benefício da sociedade como um todo. No desenvolvimento da personalidade, cada pessoa tem o direito de formar sua própria opinião, justificar suas crenças, cultivar seus pensamentos e ideais e, consequentemente, o direito de expressar esses direitos. Caso contrário, teriam pouca ou nenhuma importância. A expressão é uma parte importante da geração de ideias, exploração mental e auto-afirmação. A supressão de crenças, opiniões e afirmações é, na verdade, um atentado à dignidade humana, uma negação da essencialidade do homem, cujo valor exige que o homem seja colocado no centro de todo o ordenamento jurídico.

Os relacionamentos são a base da vida em sociedade. Referimo-nos às nossas famílias, vizinhos, comerciantes, professores e até ao espaço que ocupamos. Embora nem todos os relacionamentos sejam de "boa" qualidade, a vida depende disso. A sobrevivência depende inteiramente dos vínculos originais criados no nascimento, se você nem sabe o que significa estar em um relacionamento com vínculos procurados ativamente na idade adulta, como trabalho, amigos, cônjuge etc.

Sem vínculos fundamentais, como aqueles entre mãe e filho, a criança não pode sobreviver, desenvolver-se e tornar-se uma pessoa. Afinal, é isso que torna as pessoas especiais: relacionamentos. Há mais de dois mil anos, Aristóteles afirmou claramente em sua filosofia que o homem é um ser social. O que

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com