TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importância de Sócrates

Por:   •  6/10/2019  •  Resenha  •  375 Palavras (2 Páginas)  •  114 Visualizações

Página 1 de 2

Aloísio S. Campos Delgado Junior – RA8090116

Centro Universitário Claretiano

PORTFÓLIO – CICLO 2

Trabalho requerido pela disciplina de História da Filosofia antiga & medieval do curso de Filosofia, Licenciatura, modalidade EAD, do Centro Universitário Claretiano.

Prof.: Alessandro Reina

Polo de Volta Redonda

2019

Seguem as respostas das questões Propostas na atividade de portfólio do ciclo 2 da disciplina de História da Filosofia antiga & medieval.

  1. No período em que se estudavam os mitos, suas origens, desenvolvimento e significado existiam várias formas de tornar compreensível o surgimento de todas as coisas. Houve um momento em que tais explicações deixaram de ser suficientes para convencer as pessoas, seja por meio da razão ou de provas incontestáveis, a acreditarem em tais explicações. Devido ao crescimento e estabelecimento da polis grega como um lugar onde viviam a maior parte das pessoas, também ali se desenvolviam os debates na área da política, comércio, administração pública e cultura. O surgimento da filosofia coincide com a formação da polis grega, que surgiu em torno dos anos 10º a.C. e 8º a.C. Foi esse fenômeno, de êxodo do campo, o principal fator para o surgimento da filosofia. O exercício da compressão já não era feita mais a partir do discurso mítico e sim pelo discurso do Logos. A filosofia foi sim o milagre grego. Naquela época nenhuma civilização havia obtido um desenvolvimento na matemática, física e filosofia. Os gregos foram os primeiros a observar a natureza enquanto tal, e não mais a partir da visão mítica, que atribuía os deuses todo e qualquer fenômeno que se sucedesse. E essa ruptura, inimaginável naquela época foi o maior passo para o nascimento desse milagre.

  1. O pensamento de Sócrates foi um marco divisório de sua época devido ao seu pensamento acerca da ética. Foi um filósofo que fazia constante apologia á dúvida e a capacidade de se chegar a uma conclusão final sobre o conhecimento. Sua frase mais conhecida "Sei que nada sei" (PLATÃO, 2005, p. 157c) é maior ilustração da intenção de Sócrates como filósofo: Por toda e qualquer forma de conhecimento sobre as coisas em dúvida. Foi o que acabou o levando a morte, condenado ao envenenamento sob a acusação de corromper os jovens daquela época.

 

Bibliografia:

Material didático disponibilizado pelo curso (CRC de História da filosofia antiga)

https://www.infoescola.com/filosofia/surgimento-da-filosofia/

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (102.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com