TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução aos Filósofos

Por:   •  19/9/2018  •  Trabalho acadêmico  •  715 Palavras (3 Páginas)  •  212 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução a Platão

Platão, discipulo direto de Sócrates. Foi conhecido em um momento trágico da vida dele onde assisti seu mestre morrer. Por achar isso uma grande injustiça, Platão, quer tentar manter vivas as ideias de seu discipulo.

  Em Atenas, ele funda a ACADEMIA (escola) influenciados pelos pitagóricos que consideravam a matemática como algo fundamental para a purificação da alma, ou seja, só era possível chegar a um bom pensamento, uma boa filosofia por meio dos cálculos. Dessa forma, era possível abstrai o mundo material vendo outro mundo além desse mundo que tocamos e sentimos por meio da matemáticas.  No decorrer do seu tempo ele trabalha a teoria das ideias, da alegoria da caverna e a criação do mundo através do Demiurgo.

No primeiro momento é voltada para a apologia de Sócrates, e o segundo remete a teoria das ideias e a diversificação nos campos filosóficos. Para Platão, a alma era o conjunto de ideias, sentimentos e inteligência. Isso sim era imortal, segundo ele.

Introdução a Aristóteles

Discípulo de Platão. Aristóteles é natural da Macedônia-Estagira mas de cultura grega.

Em um momento ele se opõe a ideias de Platão, em determinados pontos. Com isso, retorna à sua cidade de origem com o intuito de fundar uma escola como Platão fez. Ele conseguiu fundar o LICEU, tendo como preceptor Alexandre Magno.

 Muito ousado, Aristóteles, acredita que para se chegar ao conhecimento, primeiramente temos que desenvolver os sentidos, pois meio disso racionalizamos o objeto elaborando o conhecimento sobre ele.  

A razão é inata, a ideia não. Portanto, ele é totalmente materialista, nos levando ao mundo dos sentidos no qual é um conglomerado de substâncias distintas que apresentam categorias em comum. Quando através da razão percebemos o mundo concreto é por que atuamos sobre o que de fato existe, Aristóteles acredita no mundo real, sem fantasias.

          Introdução ao Pensamento Filosófico

A etimologia da Filosofia nasce um pouco depois da Filosofia. A palavra Filosofia é originada por Pitágoras de Samos por volta do século V a. C que significa amor á sabedoria. 

O ponto principal da filosofia é buscar entender a existência, a busca pelo conhecimento, o que é ciência, o que é verdade em seus vários aspectos, valores morais (aquilo que é arte o que não é) e pôr fim a mente, como ela funciona e como contribui na sociedade.

Platão: Vida e obra.

Nasceu 427 a.C, seu nome verdadeiro era Arístocles. Ele aponta na razão o único caminho para se chegar a justiça e a prática da virtude. De acordo com ele, o desprezo e a razão conduzem a valorização das paixões pessoais.

Depois da morte de seu mestre, empreendeu inúmeras viagens, período em que ampliou seus horizontes culturais e amadureceu suas reflexões filosóficas. E por volta de 387 a. C  ele fundou a escola filosófica ACADEMIA.  Platão escreveu sobre Sócrates. O dualismo platônico causou um problema. Assim, o esforço da filosofia grega era provar que a mudança e os contrários existem e podem ser pensados, e que a identidade também existe, é verdadeira e pode ser pensada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (50.4 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com