TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Fil da ciencia

Por:   •  11/7/2015  •  Resenha  •  530 Palavras (3 Páginas)  •  383 Visualizações

Página 1 de 3

   
                              Desenvolvimento

     O objetivo deste trabalho é abordar a relação de todos os textos passados e explicar o objetivo da matéria filosofia da ciência. A filosofia da ciência é uma matéria que busca o entendimento da realidade que quebra os paradigmas estabelecidos  e faz com que temos uma visão mais ampla e elaborada de tal assunto,ou seja ela é um conjunto de conhecimentos que nos é passado
     A filosofia da ciência estuda as implicações filosóficas da ciência. Ela nos faz pensar em todos os conceitos que já nos foram estabelecidos , fazendo ligação com as correntes filosóficas. Ela tenta nos explicar o conceito do que vivemos no cotidiano.
     O texto “Apologia de Sócrates” é uma obra literária escrita pelo filósofo Platão onde ele relata a defesa de Sócrates no julgamento que resultou em sua morte. Sócrates estava sendo julgado por ser acusado de corromper os jovens e de não aceitar e idolatrar os deuses que eram reconhecidos pelo estado. Sócrates queria mostrar uma outra visão da sociedade para os jovens,porém para o estado e para alguns esse conhecimento não era aceito.
     Assim como no texto “Alegoria da caverna” também de Platão,a visão que o prisioneiro que conseguiu fugir da caverna teve sobre o mundo externo não agradou os acorrentados que se encontravam que lá se encontravam,ele quis compartilhar esse conhecimento que teve e da verdadeira realidade que era o mundo com os prisioneiros mas foi ridicularizado,pois seus companheiros só acreditam nas verdade quem foram pré estabelecidas pra eles.
     No texto “Invenção da Razão” de CHÂTELET, François, acreditava na invenção da razão, pois, a Grécia teria passado por contingências históricas , acontecimentos que levaram o homem a se limitar a razão e o autor era contra essa limitação .
     No texto“ meditações metafísica”de Rene Descartes,notamos que para ele ,a filosofia era uma ciência que abrangia tudo que o homem poderia saber e
que Descartes,duvidava de todas as coisas .
     Podemos então relacionar o texto de Descartes,com o texto ”Investigação sobre o entendimento humano”de David Hume . Hume, procurava analisar e examinar as idéias humanas antes de duvidar e ele criticava a ética moralista tendo assim uma ligação entre os textos.
    “O que entendo por filosofia” Popper acreditava que a busca do conhecimento não se davaa  partir de simples observação de fatos e enunciado.Na visão do autor,a observação deveria ser orientada e seletiva para criar uma rede de idéias. Com isso podemos fazer uma relação entre o texto de Bachelard ” A noção de obstáculos epistemológico“ onde o autor cita alguns obstáculos epistemológicos e em um desses obstáculos Bachelard critica o método de ensinamento em que a pessoa fica mais apegada a beleza do experimento do que a sua explicação,tornando assim um conhecimento fechado e vago.
    O texto “introdução a uma ciência pós moderna” de Boaventura, tem bastante ligação com o texto “microfisíca do poder” de Foucault
 , pois ambos falam sobre a sociedade e as relações entre o poder e os indivíduos .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (73.2 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com