TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LIBERDADE COMO QUESTÃO FILISOFICA

Artigo: A LIBERDADE COMO QUESTÃO FILISOFICA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/12/2013  •  203 Palavras (1 Páginas)  •  6.007 Visualizações

A LIBERDADE COMO QUESTÃO FILOSÓFICA

Filosoficamente a questão da liberdade se apresenta na forma de dois pares oposto:

O primeiro par necessidade -liberdade.A liberdade como questão filosófica

O segundo par contingência -liberdade.

O par necessidade também pode ser formulado em termos religiosos ,como fatalidade -liberdade e em termo científico como determinismo-liberdade.

Necessidade e o termo filosofico empregado para referir-se ao todo da realidade ,existente em si e por si que age sem nos insere em suas redes de causas e efeitos condições e consequências.

Fatalidade e o termo religioso usando quando pensamos em forças transcendentes superiores nossas e que nos governam,quer queiramos ou não.

Par contingência -liberdade também pode ser formulado pela oposição acaso-liberdade.Contingência ou acaso significa que a realidade e imprevisível e mutável ,impossibilitando deliberação e decisão racionais.Num mundo contingente tudo acontece por acidente ou por acaso ,e nele somos um barquinho perdido no mar tempestuoso,levado em todas direção .

Necessidade ,fatalidade,determinismo significa que não ha lugar para a liberdade ,por que o curso das coisas e de nossa vida ja esta fixada ,sem que nela possamos intervir.Contingência e acaso significam que não ha lugar para a liberdade ,por que não curso algum das coisas e de nossa vida sobre o qual pudéssemos intervir.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com