TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Liberdade

Monografias: A Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/1/2015  •  331 Palavras (2 Páginas)  •  2.450 Visualizações

Página 1 de 2

1- Explique a oposição entre necessidade e liberdade. Por que a necessidade ou fatalidade parece excluir a liberdade?

R= Porque o homem, a cada dia se vê mais preso a necessidade, isso é: decorrente do sistema capitalista, PPR exemplo, um homem para sustentar a sua família, nesse sistema, precisa trabalhar em média 8 horas por dia. Ele é obrigado a seguir isso, do contrário, ele não poderá comprar bens materiais, por exemplo. Excluindo sua liberdade, onde nessas oito horas que ele passa trabalhando , ele poderia estar conhecendo lugares e pessoas novas.

2) Explique a oposição entre contingência e liberdade. Por quê a contingência ou o acaso parece excluir a liberdade?

R= Contingência e acaso significam que a realidade é imprescindível e mutável, impossibilitando deliberação de decisão racional definidora de liberdade. Liberdade significa a ausência de oposição. Contingência ou acaso parece excluir a liberdade porque a liberdade deve ser conquistada.

3) Explique porque nem a necessidade, nem a contingência impedem realmente a liberdade?

R= Porque há sim lugar para a liberdade, e que nós podemos intervir no curso de nossas vidas, basta nós querermos, porque nem tudo na nossa vida acontece por acaso.

4)Explique a concepção sartreana de liberdade. O que Sartre quis dizer ao afirmar que "estamos condenados à liberdade"?

R= Um ser livre é responsável pelo seu tempo, pela sua vida e a daqueles que o rodeiam. A responsabilidade gera compromisso, exige respostas e empenho.

5) Explique a concepção aristotélica de liberdade.

R= Diz Aristóteles que é livre aquele que tem em si mesmo o princípio para agir ou não agir. A lliberdade é concebida como o poder pleno e incondicional da vontade para determinar a si mesma, isto é, para autodeterminar-se.

6) Explique como os estoicos e Hegel definem a liberdade humana.

R= Para os estóicos, a liberdade é estar acima das emoções, acima da dor e do sofrimento, acima da corrupção física e moral dos seres humanos. Hegel partilhava essa idéia. "Acima" no sentido de não se deixar influenciar, de manter-se ético, mesmo diante de todas as dificuldades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com