TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lista de Exercícios

Por:   •  22/9/2021  •  Trabalho acadêmico  •  363 Palavras (2 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 2

As redes sociais ampliaram o poder da indústria cultural na sociedade atual?

Sabendo que a cultura de massa tem como objetivo estabelecer a geração de produtos para consumo abrangente do meio social e que a lógica implementada pela cultura de massa segue os conceitos do capitalismo e do consumismo, isso é, a busca pela padronização dos produtos é uma forma de atingir uma parcela homogênea da população.

E essa cultura tem como características:

Alcance dos produtos disseminados;

Difusão em larga escala por diferentes meios de comunicação;

Manifestações artísticas e culturais se alinham aos interesses da maioria;

O mercado padronizar os produtos;

Bens culturais são transformados em mercadorias;

Olhando a fundo essas características a gente consegue perceber que as redes sociais ampliaram sim esse poder que a indústria cultural tem. Quando algumas pessoas veem famosos com milhões de seguidores fazendo uma propaganda, ou falando como um produto, aquela pessoa sente uma necessidade de procurar sobre aquilo, e comprar, sendo assim um alcance muito grande dos produtos disseminados.

Com o avanço tecnológico, houve mais facilidade em conectar usuários entre si e com o mundo. A tecnologia encurtou distâncias, aproximou pessoas e promoveu a integração global, de uma forma muito rápida. Em parte, isso trouxe inúmeras vantagens, mas, por outro lado, o acesso desenfreado à Internet vem gerando graves perigos.

A relação entre redes sociais e saúde mental tem sido assunto de discussões e de estudos médicos e científicos. Esses profissionais retratam a importância de buscar estratégias de proteção da saúde de crianças, adolescentes, jovens, adultos e idosos dominados pela mais nova doença do século: a adicção por Internet (AI).

Isso porque as mídias sociais têm o mesmo potencial para viciar que as drogas, o álcool e o cigarro. Nos Estados Unidos, é empregado o termo “fear of missing out” que, em português, significa “medo de ficar de fora”. Por isso, as pessoas passam horas em “atualizações de status”, um hábito que, além de prejudicial à mente, nada lhes acrescenta.

Essa situação ainda é mais preocupante na pandemia: o isolamento social deixa as pessoas mais vulneráveis aos distúrbios psicológicos causados pela utilização exagerada de redes sociais. Por essa razão, minimizar as consequências da adicção por Internet é, atualmente, um dos maiores desafios para a Saúde Pública.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (35 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com