TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A POLÍTICA CIDADANIA – DIREITOS HUMANOS

Por:   •  1/12/2017  •  Seminário  •  1.035 Palavras (5 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 5

         

CENTRO UNIVERSITÁRIO DO LESTE DE MINAS GERAIS

ENGENHARIA DE PRODUÇÃO

ALUNO(A)

AMANDA LIMA RIBEIRO

ANA CAROLINA SILVA FONSECA

MARCELA CRISTINA FERREIRA SILVA

RODRIGO MARTINS SILVA

RUANDELKILDARY MAURO SILVA

POLÍTICA CIDADANIA – DIREITOS HUMANOS

CORONEL FABRICIANO

        

ALUNO(A)(S)

AMANDA LIMA RIBEIRO

ANA CAROLINA SILVA FONSECA

MARCELA CRISTINA FERREIRA SILVA

RODRIGO MARTINS SILVA

RUANDELKILDARY MAURO SILVA

[pic 1]

POLÍTICA CIDADANIA – DIREITOS HUMANOS

[pic 2]

Trabalho  apresentado  ao  Curso Engenharia de Produção do UNILESTEMG,   como  requisito parcial para a    aprovação na disciplina  Filosofia.

                                                                                         

                                                                                  Profª. Sônia M. T. Xavier

CORONEL FABRICIANO[pic 3]

2º Sem de 2017

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO ........................................................................................................04

2 DESENVOLVIMENTO ..........................................................................................05

3 CONCLUSÃO ..........................................................................................................06

REFERÊNCIAS ..........................................................................................................07

INTRODUÇÃO

O presente relatório tem como objetivo descrever as observações realizadas durante assistir ao filme Airlift que retrata a história dos Indianos presos no Kuwait durante a Guerra do Golfo, e realizar a leitura do texto Democracia e direitos humanas: reflexões para jovens-Maria Vitória de Mesquita B. Afim de reunir informações sobre a temática política, cidadania e direitos humanos.

É apropriado referir que a problemática Guerra do Golfo foi um conflito armado que começou em agosto de 1990, após as tropas iraquianas terem invadido o Kuwait, violando dos direitos humanos e ferindo uma nação, motivados por questões etnia, gênero, origem geográfica ou socioeconômica.

A escolha do tema tende a proporcionar uma reflexão sobre o comportamento da sociedade. O princípio da dignidade da pessoa humana possui um complexo conjunto de direitos e deveres que garantem a proteção do cidadão contra todo e qualquer ato contra a vida, além de possibilitar a participação ativa nos destinos da própria existência e da vida em sociedade.

                                                      DESENVOLVIMENTO

‘’Direitos humanos são os direitos e liberdades básicas de todos os seres humanos. Seu conceitos também está ligado com a idéia da liberdade de pensamento, de expressão, e a igualdade perante a lei.’’ Em conseqüência disso ao assistir ao filme AIRLAFT, podemos notar que não existe direitos de igualdade diante de alguns povos. O filme relata uma guerra entre o Iraque e o Kuwait, onde os iraquianos querem que sejam perdoada uma divida na qual o governo do Kuwait não aceita tal proposta, os soldados iraquianos invadem a cidade do Kuwait destruindo toda a cidade, roubando e matando os habitantes locais. A decorrer do filme nota-se uma perseguição pelos povos kuwaitianos que não tinha direitos nenhum e suas dignidade não era reconhecida, situação essa que é relatada no texto de  Benevides (ano, p. 02)“Hoje essa noção ainda prevalece, no mundo, nos vários casos de discriminação, que vai do preconceito até a eliminação física, por motivos étnicos, geopolíticos, socioeconômicos, religiosos, de gênero etc. Vivemos, no início do século XXI – paralelamente à fantástica revolução tecnológica da informação e da comunicação – a barbárie da “faxina étnica”, a irracionalidade do fundamentalismo religioso e dos vários terrorismos (de Estados e de grupos), além da crueldade criminosa do capitalismo cada vez mais “selvagem” nesses tempos de globalização.” Ranjit, chocado com tais acontecimentos, principalmente com a morte do seu motorista, ele toma para si a responsabilidade de salvar seus funcionários indianos, bem como suas famílias e com isso mais de 170.000 mil indianos trabalhadores também habitantes do lugar. Ao tentar procura ajuda na cidade percebe que toda a embaixada já haviam saído local, telefonemas não eram respondidos, que de acordo com o texto o estado deve prestar apoio ao seu povo e resolver tal problema; “Vivemos numa época de intensa exacerbação da criminalidade violenta, o que explica um pouco a raiva e o medo, mas é preciso ter claro numa democracia o Estado de Direito deve prevenir, segregar e punir, sempre de acordo com a lei.’’ (BENEVIDES,  ANO). Depois de muitas tentativas para conseguir todas as possíveis modalidades para o transporte, finalmente conseguiu ultrapassar as fronteiras do Iraque e chegar ate o aeroporto onde a força aérea indiana com seus pilotos desejassem transportar, correndo risco de vida. O rapaz que recebeu as ligações em Déli foi de grande importância, pois ele poderia ter ignorado o pedido de socorro, mesmo assim fez tudo o que estava ao seu alcance. Ranjit também poderia ter saído do pais desde o primeiro momento mas simplesmente assumiu a responsabilidade e a dor do seu povo e simplesmente optou por ajudar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (129.3 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com