TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRIMEIRA LIÇÃO APP MAÇOM

Por:   •  8/2/2021  •  Dissertação  •  794 Palavras (4 Páginas)  •  118 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

À.’.G.’.D.’.G.’.A.’.D.’.U.’.

A.’.R.’.L.’.S.’. ACÁCIA DE PARANATINGA N. 30

Introdução sobre o 1º Grau a Primeira Lição

A maçonaria segue em seus métodos filosofia ministrando alegoricamente com símbolos, estes que a olhos profanos não se veem significados,  a partir daí um oceano de informações inundam o novo irmão iniciado.  

O neófito é pedra bruta a ser desbastada, o objetivo é polir-se buscando a aperfeiçoamento como templo vivo moral, humano e ético. Assim como os olhos não veem as cores na luz do sol é os olhos do neófito ao simbolismo maçom.

O desbastamento é como um prisma, que exibe as cores da luz branca comum, a caminhada é longa, porém o aprendiz não deve conter-se em apenas aguardar seus mestres, deve-se buscar, ter atitude e somar ao proposto dos demais irmão em loja, através de estudo constante , posteriormente posto em prática, não se contentando com aquilo que lhe vem sem esforço ou se abstendo de responsabilidades, a medida que suas atitudes de mudança ocorrem lascas de seu desbastamento vão caindo ao chão e sua humanidade imperfeita lentamente melhorada ao proposito humanitário que rege sua essência de vida.

O painel da loja é repleto de detalhes, significados e conhecimento a ser desvendado, em seu  formato quadrilongo em comprimento, Oriente a Ocidente, Norte ao Sul em largura, profundidade da superfície ao centro da terra e altura da terra ao céu a representação nôs  dá a certeza quão grande é a responsabilidade de se tornar maçom.

O sol é a maior grandeza do senhor assim como ele nasce no oriente, berço da civilização e fonte de ciência.

A loja tem em sua arquitetura inspiração direta do templo de Salomão, que se destacava por tamanha majestade e esplendor, sua sustentação é a sabedoria, força e beleza, três pilares.

Seu teto é o firmamento natural, onde buscamos o conhecimento espiritual, ao centro temos a escalada de jacó que é calcada por nossa e seu limite é o céu.

 A Fé é depositada no Grande arquiteto do universo, a esperança no aperfeiçoamento moral da humanidade, e a caridade no culto da fraternidade. Essas virtudes devem reger o coração do maçom.

O pavimento mosaico simboliza a diversidade de todos os homens e seres união do espírito com a matéria. O branco representa a luz, o negro a ausência dela.

O segundo ornamento, a estrela flamejante, simboliza a principal luz da loja, o sol, a gloria do criador, caridade luz e calor.

A estrela de sete pontas colocada sobre a escada de jacó conduz aos céus, seu simbolismo é setenário, sete direções que nos movemos durante a vida buscando a vontade do grande arquiteto do universo. Sua construção é resultado de longo aperfeiçoamento do aprendiz, utilizando compasso esquadro e régua.

O terceiro Ornamento, a orla dentada em sua evolução simboliza os quatro elementos  Terra, Agua Ar e Fogo, espiritualmente representa a união entre todos os maçons e o principio da atração universal.

Dentre todas as joias da loja a que mais me encanta é o livro da lei, no qual reforço me espiritualmente ao longo de minha breve vida, em loja ele representa a fé que o obreiro deve ter, sua filosofia que lhe trás equilíbrio e perseverança, fortalecendo seu espírito em sua jornada terrena.

O compasso e esquadro representam medida justa, retidão e justiça.

O livro sagrado, esquadro e compasso constituem as grandes joias e luzes da maçonaria, juntos exercem total domínio e plenitude da loja.

Temos as seis joias, três moveis e três fixas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (107.3 Kb)   docx (72.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com