TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Questão Da Liberdade

Dissertações: A Questão Da Liberdade. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  202 Visualizações

Página 1 de 2

A questão da Liberdade

Parte 1:Liberdade-Conceito Geral

De uma forma geral, a palavra "liberdade" significa a condição de um indivíduo não ser submetido ao domínio de outro e, por isso, terpleno poder sobre si mesmo e sobre seus atos.

Parte 2:Liberdade no conceito Filosófico

Liberdade, em filosofia, designa de uma maneira negativa, a ausência de submissão, de servidão e dedeterminação, isto é, ela qualifica a independência do ser humano.

Parte 3:Três concepções da Filosofia (TEM QUE RESUMIR)

A primeira grande teoria filosófica da liberdade é exposta por Aristóteles em sua obraÉtica a Nicômaco, Nessa concepção, a liberdade se opõe ao que é condicionado externamente (necessidade) e ao que acontece sem escolha deliberada (contingência).Diz Aristóteles que é livre aquele quetem em si mesmo o princípio para agir ou não agir, isto é, aquele que é causa interna de sua ação ou da decisão de não agir.

A segunda concepção da liberdade foi, inicialmente, desenvolvida por umaescola de Filosofia, Eles conservam a idéia aristotélica de que a liberdade é a autodeterminação ou ser causa de si. Conservam também a idéia de que é livre aquele que age sem ser forçado nemconstrangido por nada ou por ninguém

A terceira concepção da liberdade introduz a noção de possibilidade objetiva, O possível não é apenas alguma coisa sentida ou percebida subjetivamente por nós, mas étambém, sobretudo alguma coisa inscrita no coração da necessidade.

4-Liberdade e sua origem:Mitologia Grega(Achar uma imagem de democracia em Atenas,por ex)

Foram os gregos os pioneiros a lançar assementes da idéia democrática, que, conservadas pelos filósofos da idade média, frutificaram na modernidade.

5-Liberdade na antiguidade e nos tempos atuais:

Nas décadas de 60-70, o simples fato dese pensar na palavra "liberdade", já era sinal de alerta para os "Donos do Poder". As pessoas tentavam, através de suas canções e poesias, extravasar o seu "subjugado" pensamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com