TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A República De Platão Livro VIII

Dissertações: A República De Platão Livro VIII. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  492 Palavras (2 Páginas)  •  2.385 Visualizações

Página 1 de 2

Após o acordo sobre as discussões de como uma cidade deveria se portar sobre as mulheres, procriação, o desenvolvimento para a educação sobre a guerra e ao bem dos guardiões, Sócrates retorna a discursar sobre um assunto ainda sem definição: as formas de governar e os tipos de governantes.

Antes, Sócrates havia dito que as formas eram cinco, onde apenas uma se enquadraria como perfeita, a aristocracia onde os melhores cidadãos eram os governantes da cidade. E as outras quatro possuíam defeitos, que são:

Timocracia - Surge por mudanças na aristocracia. É esquecido as artes, a música e o que engloba a sabedoria, pois não são escolhidos os melhores para governar, causando desigualdade e conflitos. Sendo assim, aqueles que imperam neste tipo de governo tendem a serem os violentos e os ricos. Inclui o bem e o mal pela ambição e vontade pelo reconhecimento de superioridade. Não são maus por origem estes homens, mas a falta de conhecimento e do balanceamento entre música e ginástica os levam ao desejo de poder e estar acima dos outros.

Oligarquia - A riqueza é o que há de mais importantes e, segundo Sócrates, uma timocracia se transforma nela com rapidez, pois se os governantes pensam com vontade em serem ricos, suas leis serão feitas para este propósito. Os pobres são desprezados, e os ricos saldados e bem vistos. O desentendimento e as brigas com os pobres então ficam impregnados neste tipo de sociedade. Sendo maiores as chances de criminosos na cidade. Os ricos não se preocupam com a educação dos filhos, somente com o acúmulo de riqueza.

Democracia - Surge, pois aqueles que, na oligarquia, estão abaixo em questão de riquezas desejam também serem igualmente ricos e percebem na revolta esta chance de igualdade, podendo dominar os ricos. A destruição da oligarquia forma a democracia. Ela é forma onde cada cidadão pode fazer o que quiser, como a escolha da profissão e discursar sobre o que o interessa. Não é necessário lutar caso não deseje. A educação é completamente esquecida como forma de construção de uma perfeita civilização. Os desejos são colocados acima da necessidade. O homem não segue uma linha reta, podendo mudar por inteiro seu modo de vida ao longo dos trajetos, dependendo das suas necessidades.

Tirania – Sócrates lembra como um tipo de governa se origina através dos problemas do outro. Com os desejos, vontades e busca pelo máximo de liberdades que descendem da democracia surge a tirania. Ou seja, quando os cidadãos querem do governo o inalcançável, aqueles que não são favoráveis são chamados de dominadores, e os que temem a sociedade e a apoia são ditos como bons governantes. Gerando inversões de papéis em toda a parte da sociedade, onde pais temem aos filhos, velhos imitam os mais jovens e professores não possuem o respeito que deveriam receber. Assim tudo é visto como proibição a liberdade, até as leis, e por isso não são mais respeitadas. O exagero por liberdade se volta para a cidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com