TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TEORIA DO CONHECIMENTO

Por:   •  8/8/2017  •  Resenha  •  397 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

01 – O que é conhecimento? Que conhecimento venho buscar na universidade? Existem diferentes formas de conhecimento? Que tipos e formas de conhecimento existem?

Em resposta a essas indagações, selecionamos alguns tipos de conhecimento para trabalhar nesta Unidade de Aprendizagem: o senso comum, o conhecimento filosófico, o conhecimento religioso, o conhecimento artístico e, finalmente, o conhecimento científico.

A partir do livro didático e de outras fontes de consulta, você deverá apresentar abaixo uma definição correta e um exemplo de uma situação real, para cada um dos tipos de conhecimento citados acima. (Valor da questão: 2,0 pontos.)

Resposta:

O conhecimento comum é concebido a partir de crenças e vivencias cotidianas, como por exemplo quando estamos nervosos ou ansiosos com alguma situação e nossa mãe nos oferece um suco de maracujá porque acalma, esse não é um fato estudado e comprovado cientificamente, mas sim passado de geração em geração e também por experiências próprias, sendo assim nossa mãe tem certeza de que esse suco fará bem e será realmente um calmante natural.

O conhecimento filosófico tem como base os questionamentos e a busca pela verdade, sempre relacionando o indivíduo com o meio em que vive. Esse tipo de conhecimento não tem comprovações e se utiliza da razão para conceber as coisas. Aborda questionamentos como ‘‘o ser humano é de fato livre?’’, “ser ou não ser? eis a questão’’. Já o conhecimento cientifico baseia-se em estudos e comprovações, surgiu principalmente pela necessidade que as pessoas tem de saber como tudo funciona, a necessidade de entender algo. Como por exemplo podemos citar a descoberta de vacinas contra doenças que antes matavam milhares e hoje podemos considerar controladas, ou estudos que revelam como podemos viver de forma mais saudável com a ingestão de determinado grupo de alimentos, entre outros.

Conhecimento religioso tem como base a fé e crenças, suas ideias e revelações são aceitas sem a necessidade de comprovações pois são ditas e passadas por seres superiores, como por exemplo a ideia de que o mundo foi criado em 7 dias por um ser onipotente chamado Deus.

O conhecimento artístico tem como base o sentimento, as emoções, dessa forma manifesta as emoções e não os pensamentos, é adquirido durante a vida do artista, por exemplo um pintor que utiliza de seu conhecimento para criar obras e expressar suas emoções e vivencias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)   pdf (37.9 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com