TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  685 Palavras (3 Páginas)  •  293 Visualizações

Página 1 de 3

INSTITUTO DE ESTUDOS SUPERIORES DO MARANHÃO

CURSO DE FILOSOFIA

KAIKE ARAÚJO GUSMÃO

RESUMO E ATIVIDADE

São Luís

2017

KAIKE ARAÚJO GUSMÃO

RESUMO E ATIVIDADE

Trabalho apresentado à disciplina Teoria do Conhecimento do Curso de Filosofia do Instituto de Estudos Superiores do Maranhão com o requisito para obtenção parcial da segunda nota.

Prof° Raimundo Portela

 

São Luís

2017

MOUSE, Paul K; MULDER, Dwayne H; TROUT, I.D. A verdade. In:______. A teoria do conhecimento: uma introdução temática. São Paulo: Martins Fontes, 2004. p. 67-84.

RESUMO

1 A VERDADE

A natureza da crença é um pré-requisito para o conhecimento. O saber é um caminho para crer e um elemento relevante para o conhecimento é a verdade. As civilizações antigas, por exemplo, acreditavam que a terra permanecia parada no centro do universo. Atualmente sabe-se que essa concepção foi desmitificada com os avanços da ciência, no entanto, o respeito é indispensável a essa forma de racionalização, pois em tempos passados não havia a quantidade de sofisticações que possuímos hoje. Eles utilizavam justificativas a partir das possibilidades que tinham e acreditavam nas suas descobertas, isto é, meramente acreditavam que sabiam. Entretanto, o fato de saber não determina suficientemente o conhecimento. Segundo o dicionário de filosofia abbagnano o conhecimento é, em geral, uma técnica de verificação de um objeto qualquer, ou da disponibilidade ou pode de uma técnica semelhante. Em outras palavras, conhecer é pensar o que é. Desse modo, o conhecimento é uma certa relação de conformidade, de semelhança, de adequação entre o espírito e o mundo, entre sujeito e objeto. O que há em nosso espírito, quando pensamos neles, corresponde aproximadamente ao que existe na realidade.

Assim, Paulo Mouser, Dwanyne, Mulder e Trout discutem sobre a importância do conhecimento, o que nos leva a buscá-lo, quais os meios que o adquirimos e como atribuímos um valor a sua posse, e por ter uma valor devemos adotar uma postura crítica perante sua aquisição, testemunhos e informações. Agora passemos para uma das questões abordadas no primeira seção que observa o fato da crença ser falsa não significa que não seja justificada e sobre o tema da verdade. A partir de uma significado geral o dicionário de filosofia abbaganano define a crença como uma atitude de quem reconhece como verdadeira uma proposição, portanto, a adesão à validade de uma noção qualquer e a justificação concerne à questão do direito de usar certos conceitos. A verdade, por sua vez, é a validade ou eficácia dos procedimentos cognoscitivos. Em geral, entende-se por verdade a qualidade em virtude da qual um procedimento cognoscitivo qualquer torna-se eficaz ou obtém êxito. Assim, pode entendê-la como é o que é ou aquilo que corresponde exatamente ao que é. Por isso nenhum conhecimento é a verdade, pois jamais conhecemos absolutamente o que existe, nem tudo o que existe.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (96.6 Kb)   docx (10.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com