TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  3/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.089 Palavras (5 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 5

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância 01

Unidade de Aprendizagem: Teoria do Conhecimento

Curso: Ciências Aeronáuticas

Professor: Joel Irineu Lohn, MSc.

Nome do aluno: Felipe Janson da Silva Corrêa

Data: 22/02/2018

Orientações:

  • Procure a ferramenta professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

01 - Leia com atenção o trecho abaixo:

Para marcar o Halloween, um site dos Estados Unidos da América elaborou uma lista com as oito construções mais famosas em Nova York no quesito mal-assombradas. A seleção incluiu dormitórios estudantis, antigos casarões e até hotéis de renome [...] Localizado na rua 14th, o casarão de quatro dormitórios de 1881 está disponível para aluguel por uma mensalidade US$ 8.500,00. Os interessados, no entanto, terão que conviver com a presença de dois irmãos, antigos moradores da casa, que aterrorizam os moradores no meio da noite. Aos interessados em conhecer as construções misteriosas, uma boa notícia: todas elas estão abertas à visitação. O Halloween é uma data tradicional nos países de língua inglesa, que comemoram o dia da bruxa.

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO. Edifícios famosos de NY estão em lista de mal-assombrados. Disponível em: . Acesso em: 30 nov. 2015.

Considerando a reportagem acima e que você foi designado para investigar a construção mal-assombrada supracitada, argumente como você realizaria tal investigação em conformidade com a forma do conhecimento científico. (Construa sua resposta em 06 a 10 linhas.)  (Valor da questão: 3,0 pontos)

Resposta:

Para investigar a construção de uma casa mal-assombrada supracitada, é preciso algumas características do conhecimento científico, como a necessidade de ser sistemático, sendo assim, percorrer todos os cômodos do local.

Procurar desenvolver procedimentos metódicos e objetivos, tanto quanto possível, isento de subjetividade, procurar por provas e reais evidências que, no caso, requerem carga empírica e sejam possíveis de registro.

Há também, abertura para a racionalidade na proposição das explicações, na busca por respostas que encontrem causas para os efeitos detectados.

REFERÊNCIAS :

http://classificados.folha.uol.com .br/imoveis/1178231-edificios-famosos-de-ny-estao-em-lista-de-mal-assombrados-veja.shtml>.

(Queriquelli, Luiz Henrique. Leonel, Vilson. Marques, Carlos Euclides. Teoria do Conhecimento. Unisul Virtual, Palhoça. 2016)

02 - Identifique os tipos de conhecimento caracterizados abaixo e estabeleça semelhanças e diferenças entre estes: (Construa sua resposta entre 05 a 08 linhas.)  (Valor da questão: 3,0 pontos)

A – É uma forma intuitiva de compreender a realidade, que reforça relações sociais sob a forma de relatos (narrativas) que são passados de geração a gerações, alguns o veem como ilógico, entretanto este segue uma “lógica dos sentidos”. Esse tipo de conhecimento predominou no período anterior ao “milagre grego”.

B – Está ligado com o dia a dia, assistemático, por vezes, e geralmente obtido pela observação dos sentidos.

Resposta:

O conhecimento filosófico é uma forma de conhecimento caracterizada pela reflexão racional, assim a reflexão filosófica é radical, rigorosa e de conjunto sobre os problemas que a realidade apresenta. Radical porque vai às raízes do problemas, rigorosa porque é sistemática, metódica e planejada.

O conhecimento popular ou do senso comum é aquele que não surge do estudo sistemático da realidade a partir de um método específico, mas provém do viver e aprender, da experiência de vida. É uma forma de conhecimento assistemática e ametódica.

REFERÊNCIAS :

(Queriquelli, Luiz Henrique. Leonel, Vilson. Marques, Carlos Euclides. Teoria do Conhecimento. Unisul Virtual, Palhoça. 2016)

03 - A partir do século XVII, a ciência se estabelece como um conhecimento autônomo, emancipando-se da religião de da filosofia.  O surgimento da ciência moderna inaugura uma nova era de descobertas e transformações.

Leia atentamente à notícia a seguir e depois responda ao que se pede:

América Latina tem 17 vezes mais mortes por raios que Europa e EUA

Estudo aponta que descargas elétricas mataram, em média, 1,7 pessoa por milhão de habitante na América Latina contra 0,1 nos países desenvolvidos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8 Kb)   pdf (260.9 Kb)   docx (29.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com