TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Teoria do Conhecimento

Por:   •  5/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 4

Teoria do Conhecimento

Questão 1 (3,0 pontos)

Baseado na leitura dos tópicos de estudo da unidade de aprendizagem “Teoria do conhecimento”, responda resumidamente:

  1. Forneça um conceito para o termo “conhecimento”, ou seja, o que é conhecimento?

Resposta: Conhecimento é o que sabemos sobre algo e o que o mesmo pode nos passar. Acumulamos conhecimento para que o mesmo seja aplicado diariamente através de nossas escolhas, ele está entre a inteligência que temos para adquiri-lo e a sabedoria para usá-lo. Conhecimento é o que liga o homem ao mundo.

  1. Diferencie o conhecimento humano daquele pertencente a outras espécies de seres vivos.

Resposta: Ao apreender um novo conhecimento, o ser humano o identifica por meio de reflexão, análise. Essa capacidade de reação reflexiva nos permite agir conscientemente e não somente instintivamente como outros seres vivos.

  1. Explique pelo menos um aspecto que se relacione à importância do estudo da teoria do conhecimento para o estudante universitário.

Resposta: Através desse estudo o acadêmico entende os diferentes tipos de conhecimento e como esses conhecimentos podem ser utilizados em seus estudos. Auxilia o estudante na formação de opiniões e questionamentos, faz com que ele comece a olhar qualquer ideia de um outro ângulo e mostrando possibilidades para novos conhecimentos.  

Questão 2 (3,5 pontos)

O conhecimento filosófico e científico são geradores dos mais importantes de progresso humano. Inicialmente, os gregos filósofos forneceram muitos conceitos racionais na tentativa de explicar os fenômenos que os cercavam. Com o passar do tempo, o conhecimento filosófico precisou ser complementado pelo científico para “dar conta da vida real”. Portanto, a vida do homem moderno precisou de um conhecimento aplicável e eficiente na invenção de tecnologias de produção, para o domínio e exploração da natureza, urbanização, entre outros. CITE e EXPLIQUE pelo menos dois aspectos relacionados ao conhecimento filosófico e/ou científico que ilustram o contexto mencionado. Em outras palavras, por que o mundo moderno não seria possível se fosse baseado somente em filosofia?

Resposta: O estudo do corpo humano e seu funcionamento representa a mudança dos estudos na área através da ciência, antes o que se entendia do assunto eram estudos e análises feitas através do comportamento do mesmo, com a ciência começaram os estudos a fundo no assunto, quando cientistas começaram a abrir os corpos e realmente ver seu funcionamento e do que era composto. Isso influenciou tanto para o tratamento de doenças como no entendimento do desenvolvimento da espécie. Esse aspecto também está relacionado a outros seres vivos e a evolução como podemos ver através de Darwin.

Outro aspecto é como enxergamos o universo, a ciência, através da criação do telescópio e cálculos feitos com base no que era observado, nos revela a imensidão que se encontra a nossa volta e como sabíamos pouco sobre isso. Tanto que criamos teorias que levaram homens a fogueira, como no caso de Nicolau Copérnico, que mesmo sem poder comprovar já dizia que a Terra não era o centro do universo. Anos depois a ciência comprova que fazemos parte de um sistema que possuí uma estrela maior e a sua volta outras estrelas e planetas. E a cada dia a ciência nos revela o quão imenso é o nosso universo, até mesmo teorias da existência de outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)   pdf (64.6 Kb)   docx (12.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com