TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Como Surgiu A Escola A Partir Do século 15 Com O Surgimento Da Burguesia

Trabalho Escolar: Como Surgiu A Escola A Partir Do século 15 Com O Surgimento Da Burguesia. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2013  •  437 Palavras (2 Páginas)  •  903 Visualizações

Página 1 de 2

O tempo da história é o próprio plasma em que se engastam os fenômenos como o lugar de sua inteligibilidade. "Ciência dos homens", dissemos. É ainda vago demais. É preciso acrescentar: "dos homens, no tempo". BLOCH, Marc

É fato que para a História sua indicação fundamental está em realizar demarcações especiais no desenrolar dos acontecimentos. A história refere a todo acontecimento humano no tempo e todas as pessoas que participaram das sociedades humanas e realizaram atos sociais, em coletividade fizeram historia.

Enquanto ciência, a história deveria gerar compreensão, não se atendo a enumerar datas e fatos, mas, através da interdisciplinaridade, entender o homem e sua relação com o tempo em uma concepção que supera o social e o econômico, trata-se da História Total.

“Ao mesmo tempo em que aponta para a necessidade de “educar a sensibilidade histórica”, Bloch deposita esperança demais na proposta de uma história totalizante, e apesar de defendê-la, reconhece, que “ a vida é muito breve e os conhecimentos a adquirir muitos longos para permitir uma experiência total da humanidade”.

Como ciência, a história, assim como todas as ciências humanas caracteriza-se por sua subjetividade, e seu estudo são “bem mais desfavorável às certezas” em relação às ciências exatas.

A ciência é feita de correntes muitas vezes divergentes de pensamento que levam a comunidade científica a refletir sobre as teorias tentando sempre reafirmá-las ou reformá-las mediante ao surgimento de novas pesquisas

A história dos homens no tempo presente, não poderia mais ser a mesma que gerou os conflitos de sua época, era preciso mudar o método, objeto e o próprio historiador. A ciência dos homens no tempo deveria gerar um melhor entendimento do presente, afastando-se dos fantasmas do que um dia chamaria de passado.

Marc Bloch afirma que a ciência dos homens é vaga demais e que é preciso acrescentar. Podemos entender então essa afirmação que Bloch faz, pois quando analisamos os tempos passados não podemos afirmar todos os fatos a não serem os que possuem provas documentais. E também afirma que a historia é a ação dos homens, no tempo uma vez que estuda os homens, suas produções e suas relações sociais, politicas culturais, e econômicas em um determinado espaço de tempo.

Então entendemos que as atitudes dos homens, seus progressos, derrotas, lutas sociais, tudo quanto é realizado pelos homens é que constitui a história, é a partir das relações humanas que ela se desenrola e se constrói.

Para o historiador Marc Bloch o passado deve ser abordado valorizando outros elementos que compõe a história. O homem é um personagem histórico que não é imutável e sim dinâmico em seu tempo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com