TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dança do universo

Por:   •  10/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 2

Destacar os filósofos mais significativos do texto (por exemplo, Tales de Mileto [substância fundamental = a água], Heráclito [substância fundamental = o fogo, etc.]).

Iônicos:

Tales de Mileto: substância fundamental = a água. Analisava todos os acontecimentos com estudos racionais da natureza.

Anaximandro: substância fundamental = o ilimitado. O filósofo foi o primeiro a tratar do modelo mecânico do cosmos.

Anaxímenes: substância fundamental = o ar. Discípulo de Anaximandro. Dizia que as estrelas são fixas, presas a uma esfera cristalina que envolvia o planeta.

Heráclito: substância fundamental = o fogo. Autor do ideal do Devir, onde diz que tudo está em um fluxo eterno, onde não tem início e não tem fim.

Eleáticos:

Parmênides: substância fundamental = Eon (é um termo utilizado para designar “o que é para sempre”, um período longo de tempo ou a eternidade). Dizia todos os atos existentes no mundo era feito por opostos, como a luz e a escuridão (a escuridão é a ausência da luz).

Pitagóricos:

Pitágoras: substância fundamental = misticismo numérico. Ele buscava explicar tudo envolvendo a natureza com auxílio dos números.

Anatomistas:

Demócrito: substância fundamental = átomos. Tudo na natureza é formado por átomos, desde as pequenas porções de matérias, até os organismos mais complexos. Ele afirmava que o átomo era indivisível.

Relacionar as escolas: iônicas e pitagóricas (diferenças e convergências).

A escola iônica se preocupava em descobrir a origem do universo e da vida, aliando o pensamento de que tudo que era conhecido vinha da physis, ou seja, da natureza. Os principais filósofos dessa escola são: Tales de Mileto, Anaximandro, Anaxímenes de Mileto e Heráclito de Efésio.

Já a escola pitagórica, fundada por Pitágoras, tinha fundamentos místicos e religiosos, porém sem abandonar a razão cientifica e racional, ou seja, buscavam a explicação do universo através do pensamento lógico religioso. Os principais filósofos dessa escola são: Pitágoras de Samos e Platão.

A convergência evidenciada no texto mostra que ambas as escolas tinham seus estudos voltados para o mundo exterior, ou seja, para como os fenômenos do universo ocorrem com a finalidade de organizar os fenômenos para que ocorrências como um eclipse pudesse ser logicamente explicados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (28.1 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com