TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A dança do universo

Por:   •  11/10/2015  •  Resenha  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  951 Visualizações

Página 1 de 2

Como se mostra no texto, os pré-socraticos eram divididos em escola. Uma delas era a Iônica que foi fundada por Tales de Mileto que acreditava que a substância primordial que compõe tudo é a água. Um dos discipulos de Tales foi Anaximandro que aperfeicoou as ideias de Tales sobre o universo, outro discipulo foi Anaxímenes que desafiou seu mestre acreditando que a substancia primordial era o ar, e um ultimo filósofo de relevancia desta escola era Heráclito que acreditava que a substancia primordial era o fogo possivelmente pelo seu poder de transformação.

Uma outra escola era a escola Eleática que foi fundada por Parmênides um verdadeiro racionalista que acreditava que tudo era permeado por Eon, um ser divino que não era criado por nada pois isso implicaria a existencia do Não-ser. De acordo com Parmênides, Eon simplismente é. Um de seus dicipulos é enão que tenta provar com um de seus paradoxos que o movimento e a mutação são, de fato, impossíveis.

Uma terceira escola era a dos Pitagóricos que tinham o objetivo de atingir um estado catártico, de completa purificação da alma, através da intoxicação do espírito pela beleza dos números.Ela foi fundada por Pitágoras que, de acordo com seus discipulos, era considerado um semideus capaz de realizar milagres, para ele a essencia de tudo era os numeros que se relacionava a tudo, desde astronomia à musica. Um de seus discipulos foi Filolau que deu o primeiro passo sério na direção de um modelo heliocêntrico do cosmo.

A ultima escola que veremos é a Atomista, que foi fundada por Leucipo, pupilo de Zenão, e por Democrito, que era pupilo de Leucipo. Leucipo criou a concepção da hipotese atomista e Democrito fez sua melhor elaboração. Ambos acreditavam que tudo era formado por atomos.Democrito alem de escrever sobre astronomia tambem escreveu sobre zoologia, botânica, medicina, tratado militares e ética.

Uma convergencia entre os Eleáticos e os Pitagóricos é a questao religiosa de crerem em algo maior. Porém, eles divergem na ideia que os Eleáticos tem de que tudo é imutável e os Pitagoricos não

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (36.7 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com