TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A diferença entre Aristóteles e seus predecessores

Tese: A diferença entre Aristóteles e seus predecessores. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2014  •  Tese  •  786 Palavras (4 Páginas)  •  1.684 Visualizações

Página 1 de 4

• Diferença entre Aristóteles e seus predecessores

Em bora a ontologia tenha começado com Parmênides e Platão, costuma-se atribuir seu nascimento a Aristóteles quando este explicitamente formula a ideia de uma ciência ou disciplina que tem como finalidade própria o estudo do ser.

1. Diferentemente de seus dois predecessores, Aristóteles não julga o mundo das sensíveis, ou a natureza, um mundo aparente e ilusório. Pelo contrário, é um mundo real e verdadeiro cuja essência é, justamente, a multiplicidade de seres e a mudança incessante.

2. Diferentemente de seus dois predecessores, Aristóteles considera que a essência verdadeira das coisas naturais e dos seres humanos e de suas ações não está no mundo inteligível, separado do mundo sensível, no qual as coisas físicas ou naturais existem e onde vivemos. As essências, diz Aristóteles, então nas próprias coisas , nos próprios homens, nas próprias ações, e é tarefa da filosofia conhecê-las ali mesmo onde existem e acontecem.

3. Ao se dedicar a filosofia primeira ou metafisica, a filosofia descobre que há diferentes tipos de seres ou entes que se diferenciam justamente por suas essências. Em outras palavras, para Parmênides havia apenas o ser único, uno e imutável; para Platão, havia apenas as coisas matérias ou sensíveis, sujeitas á mudanças, e que eram copias imperfeitas ou sombras do ser verdadeiro ou da realidade, as ideias.

Numa palavra: o devir, em todos os seus aspectos, é o movimento. Parmênides e Platão excluíram o movimento da essência do ser.

Que faz Aristóteles? Nega que movimento e não ser ou irrealidade sejam o mesmo. E diferencia os seres conforme estejam ou não em movimento.

Existe a essência dos seres matemáticos, que não existem em si mesmo, mas existem como formas das coisas naturais, podendo, porém, ser separados delas pelo pensamento e ter suas essências conhecidas; são seres que, por essência.

Para cada um desses tipos de ser e suas essências existe uma ciência teorética própria (física, biologia, psicologia, matemática, astronomia). Mas também haver uma ciência geral, mais ampla, mais universal, anterior a todas essas, cujo objeto não seja esse ou aquele tipo de ser, essa ou aquela modalidade de essência, mas ser em geral, a essência em geral.

Essa ciência mais alta, mais ampla, mais universal é a filosofia primeira, escreve Aristóteles no primeiro livro da obra conhecida como metafisica

• A metafisica aristotélica

Na metafisica, Aristóteles afirma que a filosofia primeira estuda os primeiro princípios e as causas primeiras de todos as coisas e investiga “o ser enquanto ser”.

Ao definir a ontologia ou metafisica como estudo “do ser enquanto ser”, Aristóteles esta dizendo a filosofia primeira estuda as essências sem diferencia-las em essências físicas, matemáticas, astronômicas, humanas, etc.

1. O do ser divino, a realidade primeira e suprema da qual todo o restante procura aproximar-se, imitando sua perfeição imutável. As coisas se transformam, diz Aristóteles, porque desejam encontrar sua essência total e perfeita, imutável como essência divina.

2. O dos primeiros princípios

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com