TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importância da reflexão filosófica

Ensaio: A importância da reflexão filosófica. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/9/2014  •  Ensaio  •  1.126 Palavras (5 Páginas)  •  445 Visualizações

Página 1 de 5

1) Conforme consta nas Aulas do e-book Filosofia, a reflexão filosófica apresenta características específicas. Explique cada uma delas. Em seguida, escreva de modo coerente e devidamente fundamentado sobre a importância da reflexão filosófica para a saída das chamadas “zonas de conforto” e conquista das “zonas de aprendizagem” propostas pela mensagem do “Te atreves a soñar”.(Pontuação de zero a 2,0 para envio até o prazo oficial. De zero a 1,5 para envio no prazo estendido)

RESPOSTA 1: Radical no sentido de buscar explicar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir. É chegar à origem, à raíz de determinado fato, não só de maneira cronológica, mas também encontrar os motivos que levaram a tal acontecimento.

Rigorosa no sentido de tentar evitar duplos conceitos em suas conclusões. Isso possibilita uma discussão clara e objetiva de determinado assunto. Coloca em questão conclusões advindas do conhecimento popular de estudos científicos pouco embasados, por exemplo.

De conjunto no sentido de avaliar determinada questão como um todo não focando somente no objeto de estudo, mas tendo uma análise mais global. É contextualizar os problemas tanto a partir do desenvolvimento histórico, quanto a partir dos aspectos da situação da época.

RESPOSTA 2: Não é fácil abandonar uma determinada forma de pensar numa sociedade que dá pouco valor ao individualismo. Desde pequenos, somos bombardeados com informação pré-fabricada que nos condiciona a pensar, agir e ter os mesmos gostos de uma maioria alienada. Nesse contexto a reflexão filosófica pode nos levar a um pensamento mais apurado e ao questionamento do nosso estilo de vida. Acostumamos-nos com uma rotina caótica e cheia de contratempos e achamos tudo isso normal, mas a partir do momento que começamos a argumentar e questionar se esse realmente é o rumo que desejamos tomar para nossas vidas, começamos a incorporar o espírito da reflexão filosófica e adentrar as zonas de aprendizagem; o questionamento leva a busca pelo conhecimento, nos faz romper com velhos preceitos e derrubar barreiras de pensamento que outrora nos limitavam a uma realidade previsível e programada.

2) Escolha um dentre os temas abaixo e elabore um comentário explicativo, devidamente fundamentado quanto ao tema escolhido e relacione-o a mensagem proposta pelo vídeo: (Pontuação de zero a 1,5 para envio até o prazo oficial. De zero a 1,0 para envio no prazo estendido) .

Tema Escolhido: Tema C – Ideologia e Alienação

Quando pesquisamos sobre ideologia, o que encontramos é que ela trata da formação e origem das idéias. Mas o que vemos no vídeo é que a ideologia também pode estar atrelada a um sistema de idéias para explicar e até distorcer uma realidade a favor de classes dominantes. Por aceitar essa realidade imposta e mascarada acabamos nos tornando alienados, muitas vezes aceitando situações revoltantes por achar que é “tudo normal”.

A alienação é fortalecida pelo excesso de informação advinda das classes dominantes que tentam vender um estilo de vida acessível a poucos. Nossa visão de mundo acaba sendo limitada por regras religiosas, ideais políticos falidos e outros conceitos ultrapassados que nos fazem acreditar que nunca seremos capazes de mudar a nossa realidade frustrante e banal.

3) Caracterize cada uma das concepções de trabalho (grega, medieval e moderna). Após caracterizar cada uma das concepções, reflita sobre as relações de trabalho na contemporaneidade, sobre sua área de formação acadêmica e futura atuação profissional, sobre o/a profissional que você deseja ser em sua área de formação... E responda ao questionamento que segue: De que modo sua postura profissional poderá contribuir para uma sociedade capaz de “atrever-se a sonhar”? Por quê? (Pontuação de zero a 2,0 para envio até o prazo oficial. De zero a 1,5 para envio no prazo estendido)

RESPOSTA 1: Na concepção Grega o trabalho era algo destinado aos escravos e considerado uma atividade inferior. Cabia aos sábios a função de tomar decisões que poderiam mudar o rumo da polis e a hierarquia da sociedade grega impedia a mobilidade social. Percebe-se grande valorização pelo esforço mental e desprezo pelo esforço manual.

Na concepção Medieval o trabalho está intimamente ligado com a religiosidade devendo ser encarado como uma penitência contra os pecados da carne. “Os servos deviam obediência aos senhores, mas, diferentemente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com