TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A sofistica: as contribuições trazidas pelo movimento à educação

Por:   •  6/12/2018  •  Artigo  •  1.231 Palavras (5 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 5

A sofistica: as contribuições trazidas pelo movimento à educação.

Segundo os autores abordados no decorrer desse trabalho, o pensamento sofista irá exercer grande influência no modo de contemplar a formação do homem, iniciando o chamado período humanista da filosofia na Grécia Antiga, durante o período pré-socrático. Período em que os pensamentos filosóficos estavam voltados para o estudo da natureza, momento dos filósofos naturalistas que se dedicavam principalmente as à meteorologia e à cosmologia. Os filósofos investigavam os elementos da natureza, pretendendo argumentar e explicar os argumentos a partir dessa investigação, buscando um principio único das coisas. A busca pela verdade e as investigações cosmológicas da filosofia pré-socrática irão dar lugar as questões humanas, das quais se encarregaram os sofistas, atentando-se para o conhecimento útil ao homem da pólis.

A democracia de Atenas irá se fortalecer, por volta do século V a.C, havendo uma ampliação do comercio que superando os limites de cada cidade, levava a cada uma delas um contato com o mundo mais amplo, ampliando as fronteiras, aproximando o povo de outras culturas, leis e sistema de governos diferente. Esse questionamento fez com que houvesse a derrocada da aristocracia, contribuindo fortemente para o surgimento da problemática sofistica também. A consequente crise da aristocracia implicou também a crise da areté. As reformas políticas, marcadas pelo aparecimento do artesanato e do comercio, despertam os cidadãos para as funções relativas ao poder e à política. A crescente afirmação do poder do “demos” acaba com a ideia de que a areté estivesse associada a nascença, isto é, que se nascia virtuoso e que não se tornava virtuoso, surgindo o sofista nesse em um ambiente onde as pessoas não estão mais acreditando naquela ideia que você nasce virtuoso, as pessoas podem adquirir a virtude de alguma forma. Com o rompimento das barreiras da polis, iniciando-se a critica a uma verdade eterna desaguando em um tipo de relativismo. Observando-se a crescente soberania popular. As propostas que os cidadãos atenienses defendiam publicamente eram feitas através de discursos proferidos em praça publica na Ágora, para obter a aprovação da maioria essas pessoas faziam pronunciamentos que tinham argumentos sólidos persuasivos. O homem grego passa a ser mais livre, participando das discussões públicas.

Os sofistas eram professores ambulantes, vindos de todas as partes do mundo grego, que viajavam de cidade em cidade, não se fixavam em lugar nenhum, e que pelo escândalo de seus contemporâneos, costumavam cobrar pelas aulas, vendiam ensinamentos práticos de filosofia. O termo provem das palavras gregas sophos (sábio), sophia (sabedoria), de tal modo que “sofista” quer dizer sábio ou “professor da sabedoria”. Essa palavra surgiu com significado positivo e devido as críticas filosóficas da época, por exemplo de Platão e Aristóteles. Os sofistas não foram somente esses professores, também estabeleceram uma corrente de pensamento própria, tendo uma contribuição grande para a filosofia, apesar de ter umas negativações da filosofia sofistica, ganhando uma conotação pejorativa que duraria por muito tempo e que somente a partir do século XIX restabeleceria sua significação originária. O movimento sofista chegou a ser considerado um período de declínio do pensamento grego. Hegel chega a reabilita-los no século XIX, posteriormente no século XX, sendo possível uma revisão sistemática desses juízos, revelando grande importância dos sofistas para o conhecimento. Chegando-se desse modo a conclusão que os sofistas constituem um elo essencial na história do pensamento antigo. A sofistica, segundo as pesquisas feitas mais recentemente, desvencilha-se da visão inadequada e ganha destaque como importante movimento intelectual. Em um contexto em se que tornou indispensável a capacidade de participar da vida pública, cuja a preocupação politica passa a ser comum entre os cidadãos de outras classes, instaura-se então o interesse pela educação formal focada na arte da linguagem e do discurso.

Entre os pensadores sofistas, temos por exemplo Górgias, hiphias, Protágoras dentre outros. Protágoras tem uma frase muito conhecida: “o homem é a medida de todas as coisas”. Essa frase expressa exatamente o relativismo sofista, para o sofista tudo devia ser avaliado segundo os interesse do homem e de acordo com a forma de como este vê a realidade social. Segundo essa corrente de pensamento, as regras morais, as posições politicas e os relacionamentos sociais deviam ser guiados conforme a conveniência individual, para esse fim qualquer pessoa poderia se valer de um discurso convincente mesmo que falso ou sem conteúdo. O pensamento dos sofistas inovou as questões filosóficas, modificando os objetos de investigação e criando uma escola filosófica. A sofistica transformou o modo de conceber a formação do homem, esses filósofos sofistas desenvolviam nos jovens

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (48.8 Kb)   docx (13.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com