TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ética e Sustentabilidade

Por:   •  10/10/2022  •  Trabalho acadêmico  •  2.186 Palavras (9 Páginas)  •  100 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

Matriz de resposta

Utilize este campo para desenvolver a atividade proposta.

1.Introdução:

Nesse projeto, temos como objetivo elaborar uma proposta que auxilie a empresa a garantir de forma efetiva, a promoção de ética/dignidade humana, ações de responsabilidade social e projetos de sustentabilidade, que estão diretamente ligados estratégia de negócios em relação à temática socioambiental da empresa.

Sendo assim, neste projeto, serão apresentadas ações empresariais que possam contribuir para alcançar tais objetivos.

2. Desenvolvimento:

  1. procedimentos e medidas para garantir o respeito ético à dignidade humana e à diversidade;
  1. A palavra ética deriva do grego ethos, que significa “modo de ser”, “hábito” e “comportamento”. É uma teoria que de uma forma resumida, aborda os princípios que orientam as ações de uma determinada sociedade. Ela é como um campo de conhecimento que define e avalia as pessoas e organizações, uma disciplina que leva em consideração os entendimentos presentes na sociedade ou em grupos particulares e disponibiliza os comportamentos adequados e os meios de implentá-los. Quanto a Ética empresarial, está relacionada às regras, princípios morais e padrões sobre o que é certo e/ou errado em situações específicas.

Dentro das Organizações, o código de ética e conduta é um documento fundamental independentemente de seu tamanho. Seu principal objetivo é orientar os colaboradores da empresa, apresentar preceitos necessários para embasar comportamentos éticos, esquematizando diretrizes e condutas esperadas pela organização, ou seja, apresenta os preceitos necessários para embasar comportamentos éticos, demarcando os parâmetros para bons relacionamentos entre seus stakeholders e organizações, além de prever medidas disciplinares para o descumprimento das mesmas.

Este documento precisa apresentar um compilado de “orientações”, ou seja, além de mostrar como os colaboradores devem proceder em determinadas situações perante aos principais problemas éticos deparados nas empresas. Também é necessário orientar quanto quais ações adotar perante aos problemas do dia a dia, o que são condutas aceitáveis e quais não são dentro da organização.

E par a gestão das ações éticas dentro da empresa, foi criado o “Compliance” que é a área responsável por monitorar o cumprimento das leis e princípios éticos que regulam o funcionamento das empresas. Ou seja, os pilares de uma boa governança são através da gestão do compliance.

O compliance possui algumas ferramentas que favorecem a implementação e manutenção da ética na empresa. Seguem alguns exemplos:

1. Gerenciamento de riscos;

2. Código de Ética e de Conduta;

3. Regulamentos empresariais;

4. Política de advertências;

5. Treinamentos e palestras;

6. Canais de denúncia.

Hoje as empresas não podem se importar apenas em ser sustentável no sentido ambiental da palavra (reduzir emissão de carbono por exemplo). As questões sociais e econômicas também são de suma importância. As empresas precisam atentar-se aos três pilares na mesma proporção.

Neste sentido, entra o conceito TBL (Triple Bottom Line), um conceito de gestão que valoriza de forma ampla a sustentabilidade nas empresas. Além das  preocupações ecológicas, conforme informado acima, ele apresenta a ideia de  quão necessário é atuar de forma mais concreta nos setores sociais e de governança corporativa. Ou seja, as empresas precisam buscar um equilíbrio entre os recursos sociais e ambientais, mas sem esquecer o lucro.

Para entender de forma plena o conceito, abaixo seguem de forma esplanada sobre as 3 bases desse tripé e o que as empresam precisam seguir em cada perpectiva para que posso ir além do realizado atualmente.

  • Social

             A questão social dever ser enxergada de duas formas por uma empresa, interna e externa, em que se faz necessário exercer boas práticas junto aos colaboradores com responsabilidade, lembrando sempre de estender as ações à comunidade.

            Uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade deve oferecer um ambiente de trabalho sádio e respeitar seus colaboradores, desta forma, existem alguns aspectos mínimos que devem ser seguidos pelas empresas tais como:

  1. Flexibilidade;
  2. Remuneração justa;
  3. Benefícios;
  4. Inclusão e diversidade;
  5. Suporte.

  • Ambiental

       Quanto ao aspecto ambiental, são alguns pontos a serem observados pelas empresas, tais como linha de produção mais adequada, ou seja, emitir menos poluentes e realizar o descarte sustentável de matéria-prima. Bem como, os recursos natuais precisam ser explorados de forma mais responsável, pois para garantir continuidade dos negócios e evitar a escassez dos recursos, eles precisam ser realizados de forma adequada.

            Considerando ser uma empresa do ramo têxtil, que utiliza muita matéria prima (recursos naturais) em sua linha de produção é importante o controle no manuseio e na emissão de poluentes, pois isso está vinculado aos programas de preservação e ao compromisso de estimular novas práticas.

  • Econômico

        Para que as empresas possuam produtos e serviços de melhor qualidade, se faz necessário cuidar do patrimônio com responsabilidade. Ou seja, renovar o que for preciso em termos de equipamentos e ferramentas, investir para galgar bons resultados. Pois á longo prazo, para que a empresa não apresente problemas econômicos apenas com o devido estudo e análises detalhadas, propiciando produtos e serviços de melhor qualidade ela se manterá no mercado.

Outro ponto importante é a preocupação com a responsabilidade fiscal, as empresas precisam demonstrar seus dados, resultados de forma transparente. Os acionistas envolvidos prezam por tal ação, até mesmo com a gestão de documentos fiscais, declaração à receita e o pagamento de impostos.

       

  1. No atual mundo contemporâneo, a ética pode ser encontrada em qualquer âmbito da sociedade, seja no ambiente escolar, profissional, policito, social, econômico ou até mesmo familiar. Em um mundo cada vez mais competitivo e globalizado, a ética é inserida no mundo dos negócios de forma incisiva, fazendo com que as empresas possam competir com sucesso e obter resultados cada vez mais positivos.

Considerando todos esses aspectos sociais e globais, é importante que o ser humado, a sociedade não tenha apenas a consciência da ética, mas precisa coloca-la em prática. Com isso, é preciso mudar atitudes e conceitos, praticar ações condizentes com a sociedade em todos os segmentos, pois independente do âmbito da relação humana, serão feitos julgamentos de forma moral.

         A forma como uma organização se posiciona perante a sociedade pode ser considerada como ética, e essência da organização. Seja por meio de regulamentos ou poliitcas, a organização consegue estabelecer o que espera de seus colaboladores.

       Desta forma, a ética corporativa é essencial nas empresas, ela colabora na construção de um ambiente mais saudável, produtivo, ajuda no crescimento sustentável e fortalece a imagem da empresa.

  1. ações de Responsabilidade Social;
  1. A responsabilidade social é um aspecto que precisa ser primordial nas operações e estratégias da organização. E para avaliar o cumprimento das responsabilidades que as empresas precisam assumir com a sociedade, são utilizados  indicadores da responsabilidade social corporativa.

De acordo com um artigo da Agendor, os principais indicadores utilizados para avaliar o nível de responsabilidade social das empresas são:

  1. Fornecedores que fazem uso de mão de obra infantil ou trabalho análogo à escravidão;
  2. Cumprimento de todas as responsabilidades fiscais, tributárias, trabalhistas e contábeis;
  3. Cuidados com a segurança e bem-estar dos colaboradores;
  4. Atitudes sustentáveis e de preservação do meio ambiente;
  5. Uso de plástico no dia a dia da empresa e no produtos comercializados;
  6. Promoção da diversidade étnica e de gênero na empresa;
  7. Promoção de atividades culturais com a comunidade no entorno da empresa.

          A RSC atua com o compromisso de que as empresas tenham um comportamento ético e auxilia no desenvolvimento econômico. E em paralelo, promove melhorias da qualidade de vida da força de trabalho e suas respectivas famílias, da sociedade bem como da comunidade local. De forma geral, desenvolve ações e estratégias diretamente ligadas ao seu ambiente de negócios.

Visando todos os funcionários da empresa, sem fazer seleções, o objetivo da VBN é estimular a ética no ambiente de trabalho. Para alçancar tal objetivo, são necessárias algumas técnicas tais como: criar um canal de comunicação anônimo para denúncias, criar um conselho de ética e um código de ética que contenha conceitos de inclusão e assédio de todos os tipos, promover palestras de conscientização, encorajar o relacionamento saudável por meio de práticas marcadas pelo respeito mútuo e honestidade, essas ações contribuirão para a construção de um ambiente sadio e automatizamente geram uma boa imagem da empresa.

  1. No cenário contemporâneo, as exigências quanto ao posicionamento das empresas estão cada vez maiores. Uma pesquisa da Nielsen, identificou a crescente preferência do público por empresas comprometidas com um impacto social e ambiental positivo. Ou seja, para sair na frente em uma concorrência, é necessário ser socialmente responsável.

  1. estratégias e projetos de Promoção da Sustentabilidade.
  1. Considerando que a empresa VBN está interessada em rever sua estratégia de negócios em relação à temática socioambiental. Aplicar o modelo ESG é o mais benefico para a empresa, pois é o termo usado pelas organizações que atuam de forma socioambientalmente responsável. O termo é uma sigla em inglês “environmental, social and governance”, que pode ser traduzido como “ambiental, social e governança”.

     A adoção de princípios ESG na análise de empresas, além de ser um fator crucial para o bem da sociedade, permite a construção de um mundo cada vez melhor bem como a manutenção do planeta, que está diretamente ligado aos resultados da empresa. As empresas que possuem em primeiro plano a preocupação com as questões ambientais, sociais e de governanã tem apresentado os melhores resultados.

    O ESG pode ser considerado um subgrupo dentro do contexto de investimento sustentável, pois o termo foi criado, para focar em questões materiais. O que era chamado de investimento ético, foi aprimotado afim de concentrar em fatores mais relevantes aos investidores.

   De acordo com uma matéria da Exame, para ser ESG, uma empresa precisa se atentar a alguns pilares:

  • Descobrir o seu propósito e como a sua atuação melhora a sociedade (se a empresa deixar de existir hoje, que falta faria?)
  •    Fazer o levantamento de suas emissões em todos os níveis (escopo 1, 2 e 3) e definir metas de redução alinhadas com as melhores práticas (Science Based Targets, SBTi).
  • Investir no relacionamento com clientes, fornecedores e a comunidade (abrir canais de diálogo e mapear as dores de cada um e como elas se relacionam com a atuação da companhia).
  • Implementar políticas de governança e transparência claras e objetivas.

           Para uma visão mais global dos processos e com intuito de analisar junto ao mercado quais as empresas que mais são integradas ao ESG, a consultoria Walk The Talk by La Maison realizou uma pesquisa e a Natura foi a empresa mais associada ao ESG. Ela obteve 536 pontos em um índice de 1 mil. 

           Considerando-a como exemplo principal visto que ela atua cotidianamente nas ações ligados ao meio ambiente, desde 2007, pioneira no desenvolvimento sustentável, a Natura é 100% carbono neutro. Todas as emissões de carbono relacionadas com a fabricação, o transporte ou com o armazenamento dos produtos são rigorosamente controladas em todos os países onde a Natura actua.

  1. Para gerar um impacto positivo no mercado, é necessário conhecer seus fornecedores, desde suas práticas ambientais até as sociais. Bem como, é de suma importância manter um ambiente de trabalho sadiu, com inclusão de pessoas (diversidade), remuneração justa, investir no desenvolvimento dos funcionários e oferecer dignidade aos mesmos. O “clientecentrismo”, no momento das decisões, gera “resultados”, ou seja, produtos e serviços de melhor qualidade, inovação e demanda mais duradoura.

          Sem uma devida governaça, previamente estruturada, não é possível gerar um impacto ambiental e social positivo no longo prazo. A governa é essencial pois sem ela, a empresa pode não empregar os recursos da melhor forma possível, ou seja, sem ela no longo prazo, dificilmente a empresa terá foco. Bem como, ela é importante para estabelecer e respeitar normas, politicas e regras para um relacionamento mais sólido junto aos stakeholders.

         As empresas cada vez mais aplicam o método ESG, para com isso gerarem um impacto positivo na sociedade. Com isso, é possível demonstrar aos investidores que a empresa se preocupa com o mercado e estão avaliando os negócios de maneira transparente e holística. Bem como, reduzir os riscos, melhorar o relacionamento com clientes, comunidades e fornecedores.

Atualmente as questões ambientais preocupam os brasileiros, grande parte da população espera que as empresas cuidem da natureza, mesmo que seja uma mudança simples de produção (como produzir embalagens melhores para o ambiente) ou até mesmo não fazendo mais testes em animais.  O que motiva todo esse engajamento da sociedade são os desafios enfrentados pela humanidade nas áreas sociais e ambientais, o que automaticamente gera cobranças cada vez mais incisivas nas empresas. Se elas possuem interesse em continuar no mercado, de forma efetiva, vão precisar se adequar cada dia mais nesses aspectos.  

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.1 Kb)   pdf (196.5 Kb)   docx (807 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com