TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ética como conjunto de regras e preceitos

Por:   •  25/10/2019  •  Trabalho acadêmico  •  434 Palavras (2 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 2

Unidade Avaliativa 2 – Filosofia

Aluna: Jennyfer Lessa Rangel

Matricula: 20171108296

Desde suas raízes, a filosofia abrange o conhecimento como um todo, vinculando as mais diversas áreas do saber para alcançar uma ampla compreensão da realidade. Posteriormente, com o avanço científico da modernidade, o conhecimento passa a destacar campos específicos, privilegiando, por meio de recortes investigativos, determinados objetos de estudo. Tal avanço interfere decisivamente em todos os segmentos da sociedade, afetando não só os paradigmas científicos, mas também a vida e os valores de cada ser humano.

Considerando o exposto acima e com base nas transformações sucessivas, gradativas ou radicais no campo dos valores, analise a concepção de ética planetária no contexto da sociedade globalizada contemporânea:

Resposta:

A ética é um conjunto de regras e preceitos de ordem valorativa de um indivíduo, de um grupo social ou de uma sociedade. Já a ética planetária é o conceito de ética porem voltada para questões planetárias, como por exemplo a manutenção e a preservação do meio ambiente. Este conceito a sociedade não levava em consideração ao produzir e consumir de forma exacerbada. Acabando com as reservas de matéria prima e poluindo os solos, o ar, os cursos de água e mares com produtos químicos ou materiais não biodegradáveis com vida útil muito longa.

Além dos fatos listados acima ainda encontramos o problema da obsolescência programada, criada pelas empresas para acabar com o problema dos grandes estoques de produtos. Está consiste em produzir algo cuja utilidade seja curta ou ultrapassada perante os novos produtos do mercado para forçar a sociedade a consumir cada vez mais.

Entretanto todas essas ações geraram um enorme impacto ambiental e social e uma parte da sociedade globalizada contemporânea começou a questionar os meios de produção e o que estão consumindo, gerando assim grandes mudanças não só nas empresas, mas na vida de cada pessoa.

Foram criadas formas de produção sustentáveis e materiais biodegradáveis. Em empresas que não conseguiram mudar a forma de produção entraram em prática métodos de mitigação para minimizar os impactos ambientais causados. Surgiu também entre uma fração populacional a vontade de fazer a diferença, consumindo menos e modificando hábitos de vida.

Logo, apesar de estarmos longe do ideal de ética planetária a sociedade está despertando para os problemas anteriormente criados e tomando atitudes para reverter a situação e diminuir os impactos ambientais futuros.

Referências Bibliográficas:

MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Consumo sustentável. Disponível em: http://www.mma.gov.br. Acesso em: 23 de maio de 2019.

RUHO, Vilma. Os 10 princípios da Ética Planetária. Disponível em: https://www.somostodosum.com.br. Acesso em: 22 de maio de 2019.

ZUBEN, Reginaldo von. Educação e ética planetária no contexto da globalização. Disponível em: http://www.uel.br. Acesso em: 15 de maio de 2019.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (59.3 Kb)   docx (7.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com